segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mico na língua inglesa

MICO – antes nome de uma primata, hoje situação que ninguém gosta de passar, ainda mais tendo que pagar- pagar um mico.

Cada povo tem seu conjunto de valores: modo de encarar procedimentos e situações. Por desconhecermos o modo de pensar de certo povo ou localidade (até no nosso próprio país) poderemos nos colocar num situação bem embaraçosa. Por exemplo, quando estive nos Estados Unidos uma família que já havia me visitado aqui no Brasil, me ofereceu um jantar. Percebi que após a oração ninguém começava a comer. Ficou aquele clima, todos me olhando e se entreolhando até que discretamente a dona da casa me disse:
'Por que você não começou a se servir ?'

eu disse :
'Estou esperando o dono da casa se servir primeiro’.

Ela respondeu :
'Você é a convidada de honra, a homenageada, ninguém vai comer enquanto você não começar’ .

Humm...Minha primeira noite abroad ( no exterior) e já paguei o famoso mico....

Agora é vez de vocês, alunos do HM pesquisaram na WEB o que seria um mico ou gafe, na língua inglesa, que vamos chamar de situação vexame, a seguir responda:

· Que situação vexame você encontrou na web?
Cite a fonte para que todos nós possamos dar uma olhadinha no que você descobriu pra gente. Lembrando do que diz a Lei de Direito Autoral:
LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998
Art. 108. Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e do intérprete, além de responder por danos morais, está obrigado a divulgar-lhes a identidade [...]
· Você acha que esta situação seria um realmente um vexame ou você acha um exagero dos falantes nativos acharem que isto seria inapropriado?



· Você lembra de algo similar em nossa língua?

· Já passou ou sabe de alguém que tenha passado por esta situação vexame que você identificou?
Se sim, conte brevemente sem citar nomes ( sem autorização delas isto não seria legal- nos dois sentidos).

Lembre de deixar aqui seu nome ( primeiro e ultimo) e turma .
Se você é ex-aluno deixe seu nome e o ano em que terminou se ensino médio lá no HM.
Sua contribuição é tão especial que tem ficar registrada na história dos alunos do C. E Professor Horacio Macedo, então,vamos lá?

31 comentários:

  1. MUITO BOM ESSA POSTAGEM

    VOU PROCURAR UM MICO E SE EU LEMBRAR OU ACHAR UM POSTO AQUI

    ResponderExcluir
  2. Nome: Felipe Conceição
    Turma: 1005
    Ano:2009

    Kkkkkk Professora muinto bom essa gafe... Breve postarei gafes e micos.... Bjinhos de um students :D

    ResponderExcluir
  3. Professora eu conheci uma menina que foi para a Inglaterra trabalhar...

    Na sua primeira reunião(com grandes executivos da empresa) ela chegou na reunião na hora marcada, nem um minuto a mais, e todos os executivos estavam olhando serio pra ela, tipo como se ela tivesse matado alguem...

    Assim que a reunião acabou, ela perguntou a secretaria por que eles estavam com aquelas caras e ela explicou: " Aqui na Inglaterra, nós somos tão pontuais que você tem que chegar com no mínimo 5 minutos de antecedência, senão acham que você é inresponsável..."

    Bom isso serve pra pesquisarmos bem antes de irmos pra algum lugar que não seja o Brasil( as vezes ate pro Brasil msm, pois isso pode evitar vários transtorno...

    Aluno: Diego
    Turma:2004
    Ano: 2009

    ResponderExcluir
  4. Achei tmb na internet esse site...

    http://www.administradores.com.br/noticias/evite_o_mico_em_viagens_aos_estados_unidos/7245/

    Aluno: Diego
    Ano:2009
    Turma:2004

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua contribuição, realmente temos que nos informar antes de visitar lugares que desconhecemos.

    ResponderExcluir
  6. Nome:Felipe conceição
    Turma:1005
    Ano: 2009

    Achei essa gafe no google !

    ''O mico mais recente foi com o meu atual chefe. Eu estava toda prestativa, querendo mostrar serviço no primeiro dia, mas não tava entendendo muito bem aquele sotaque enrolado dele. Ele pediu pra eu entrar no computador, mas eu não sabia a senha. Perguntei:

    What’s the passord?

    Ele: fghjlghvulbfbjnm ..ssword

    Eu: yeap, but which passord?

    Ele: sgihjnbgosnjmgnçg .. password

    Eu: I got it, but which one?

    Ele começou a digital a senha, aí que eu entendi que a senha (password) era a palavra “password” ....

    ResponderExcluir
  7. Nome:Felipe Silva
    turma:1005
    ano:2009

    Hahahaha mico que meu pai e alguns colegas dele passaram !

    muinto ilário

    Era um grupo de amigos. Um dos integrantes deste grupo se considerava detentor de um capital cultural em inglês sempre superior ao de seus colegas. Um certo dia, estavam reunidos quando um deles trouxe um amigo americano que viera ao Brasil aproveitar suas merecidas férias após longo período de pesquisas em seu país. Além de estar curtindo o Brasil, o americano também comemorava o recebimento de uma promoção. O sabidão foi logo se adiantando para dar os parabéns ao estrangeiro, mas entrou pelo cano, pois em vez de dizer “CONGRATULATIONS”, disse: “HAPPY BIRTHDAY!”

    ResponderExcluir
  8. poxa mas esta tava difícil mesmo coitada.Valeu Lipe pela contribuição

    ResponderExcluir
  9. esta foi boa... happy birthday, bom feliz aniversário tem algo a ver com parabéns mas....engraçada esta.

    ResponderExcluir
  10. Sidylene Miguel
    T: 1007

    Se você acha que apenas nós brasileiros damos mancadas diante do inglês, confira abaixo a história de um mico cometido um gringo de férias no Brasil. O texto abaixo foi enviado pelo leitor José Luiz em um comentário.

    Na saída de Poconé, portal do Pantanal e início da rodovia Transpantaneira, tem um cemitério, e ao lado uma loja de artesanato e souvenirs do Luís ou Carlos, que vende “BONES” com frases do Pantanal. Ele mesmo me disse que certa feita, um estrangeiro (foreigner) chegou curioso a ele perguntando se realmente vendia ossos humanos, haja vista o cemitério ao lado. Rs! Não sabia o turista estrangeiro o que era “bonés” em Português, sabemos que a mesma palavra em inglês significa “ossos”. SUGESTÃO aos turistas: Aprender um pouco de Português também evita micos!

    ResponderExcluir
  11. Como dizia Tom Jobim e Miucha: "A vida é uma grande ilusão". Ou seja, por mais que amamos o que escolhemos e lutamos por aquilo que pensamos ou que achamos que só iria trazer felicidade, é daí que vem a surpresa desagradável na vida profissional de uma pessoa, que temos como exemplo, O PROFESSOR, que possui o segundo papel mais importante na vida do ser humano, pois é ele que é a "porta da vida" para uma carreira brilhante de seus alunos. Pena que nem todos pensam assim e apenas pensam que o professor sempre está errado em suas atitudes (atitudes que são essas que fazem a gente entender que o professor quer apenas o melhor pra gente), por passar muito dever, ou deixa os alunos sem o intervalo, que a prova estava difícil e chegamos até pensar que o professor quer ferrar a gente, etc. Sem falar que o professor não está sendo beneficiado com a sua profissão, o seu salário não está sendo compatível ao que realmente ele merece, ou seja, ganha pouco e quando pede o mínimo de aumento no seu salário ele é esculachado, humilhado e pior disso tudo, não consegue o seu aumento, ou não consegue maior valorização.
    Portanto, a melhor maneira de ser ou não ser professor é ter em mente o perigo que se enfrenta numa sala de aula e a decepção do valor que vem no seu contra-cheque.
    E muitas das vezes sabemos disso tudo e nos iludimos por pensar que nada de mal pode acontecer.

    Rodrigo Braga-1008

    ResponderExcluir
  12. Heloo, teacher estou aqui para contar uma situação engraçada que acontecera com minha profª de Língua Portuguesa:

    Certo dia, ela chegaanimada na Universidade Gama Filho. Entra na sala toda prosa e já começa a escrever no quadro. De repente ela fala sem tirar o rosto do quadro:

    -"Gente vocês estão muito calados, o que está acontecendo!!"

    Preocupada, olhou p/trás pois a turma sempre conversa com ela assim que chega.
    Daí, reparou que não havia ninguém na sala de aula. Aí lembrou que havia dipensado a turma p/ assistir ao jogo de futebol da escola.Até hoje quando lembra essa história fica envergonhada.

    Bjoookas !! ;D

    Loan Souza
    1005/2009 nos vemos na Qiunta!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou a rainha dos micos. Vivo tropeçando, trombando com as pessoas e dando cabeçada em pilar ou porta de vidro. No Metrô, eu já perdi a conta de quantas vezes bati naquelas colunas enormes por estar lendo e andando. Não foram poucas as vezes em que dormi no ônibus ou metrô e fui parar no ponto final

    Certa vez, indo para a faculdade, eu resolvi me levantar, no ônibus, exatamente quando ele estava em uma das infinitas rotatórias que tem na Cidade Universitária. Acabei caindo sentada no colo do rapaz que estava ao meu lado e como o ônibus estava rápido eu não conseguia me levantar. Pra fazer graça com os amigos que também estavam no ônibus, o moço levantou os braços como quem diz: "não estou fazendo nada" e os amigos fazendo um monte de piadinhas do tipo: "ó o cara, as mulheres pulam no colo dele". Foi terrível!

    Mas acho que o pior mico que já paguei foi entrar no carro errado. Estava esperando meu pai e quando vi um carro igual ao dele parar na minha frente não tive dúvidas: entrei e já joguei minhas coisas no banco de trás. Quando olhei pro motorista ele estava atônito olhando pra mim e uma moça que acho ser sua filha do lado de fora olhando a cena sem entender nada tambem. Eu não sabia se saia correndo ou rolava de rir ali mesmo. Me ajoelhei no banco, peguei minhas coisas (um monte de livros) e sai do carro pedindo desculpas. Depois tive que esperar meu pai sob os olhares de todo mundo que estava por perto comentando e rindo do ocorrido.

    Me lembrei destas coisas por estar pensando no mico que paguei a semana passada quando levei o Edu no médico e esqueci de levar talão de cheques.Na carteira eu tinha apenas R$10,00 (DEZ REAIS) e o Sergio também não tinha o valor total da consulta. Foi um carão! Tudo bem que o médico já nos conhecia porque tinhamos feito a cirurgia do Edu com ele, mas ainda assim é super chato;parece aquelas histórias de caloteiro que precisa pedir dinheiro emprestado de um pra pagar o outro e que fica se fazendo de esquecido pra ganhar tempo enquanto não tem o dinheiro. Por sorte o médico tem conta no mesmo banco que nós e assim que cheguei em casa já transferi o dinheiro.

    Se bem que eu já deveria estar acostumada com estas situações de sair sem dinheiro. Eu já sai de casa só com passe escolar e acabei passando o dia todo com fome por ter ficado com vergonha de pedir dinheiro emprestado pra alguem. Uma outra vez eu só tinha passe do metrô e tive que pedir ao cobrador do ônibus pra pagar outro dia. Por sorte eu conhecia o rapaz e ele foi super gentil e me deixou passar na roleta e quando o encontrei novamente ele nem queria receber a passagem.

    Não sei se foi a idade ou a constatação de que os micos me perseguem mas hoje eu não me incomodo mais com estas situações em que me meto. Ao contrário, eu acabo me divertindo muito com tudo isto. Talvez por conseguir relaxar em relação a estas coisas elas acabam não sendo tão frequentes quanto eram antes, quando eu ficava semanas pensando no mico que tinha pagado. Ou talvez os micos continuem acontecendo e eu não consiga detecta-los. Vai saber!

    Nome: Marcos Araujo
    Turma: 1008

    http://sergioemarilena.blogspot.com/2007/09/micos-inesquecveis.html

    ResponderExcluir
  14. Nome:Victor Magdalena
    Turma:1005/2009

    Uma grande maneira de motivar a equipe.

    Steve Ballmer, CEO da Microsoft, fará de tudo para manter os empregados da Microsoft motivados e entretidos, nem que seja a seu próprio custo. Deve ter sido esse espírito que fez com que Ballmer subisse ao palco durante um evento da empresa em 2001 para tocar "Get on Your Feet" da Gloria Estefan, fazendo o que seria dublado depois como "The Monkey Boy Dance" (a dança do macaco). Ballmer dançou enquanto gritava “Woooo! Get up!! Come on!!”. Poucos dias depois, Ballmer, sem mostrar nenhum arrependimento, conduziria uma platéia a cantar o video remix “Developers!” de suas duas performances.

    http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/12/01/idgnoticia.2006-12-01.2449847330/paginador/pagina_5

    ResponderExcluir
  15. Carla Mafra
    Turma: 2006
    Nº 04

    "Namorado ou Cunhado?"

    Meu namorado é gêmeo e super idêntico, ainda mais para quem
    não conhece direito, como eu não conhecia antes de começar a namorar com o meu namorado.
    Bom, conheci meu namorado em uma festa e depois de uns dias nós ficamos,
    eu já sabia que ele era gêmeo, mas não conhecia direito.. aí comecei a tentar notar características
    que diferenciavam os dois, para não pagar mico, em fim..
    Um belo dia, uma semana depois eu acho, ele foi na minha casa com
    o irmão dele, mas eu não sei porque tive a péssima idéia de esperá-los no portão..
    E o pior, veio um atrás do outro...
    E as características que eu percebi no meu namorado que dava para diferenciá-los era:
    Ele tem uma cicatriz entre as sobrancelhas e tinha os dois dentes da frente quebradinhos
    na pontinha..
    Pronto.. Tava eu de longe procurando a cicatriz, e procurando e procurando e nada..
    não dava para ver, só bem de pertinho...
    Aí parti para o segundo plano..
    Sorrir.. comecei a sorrir sem parar e rezando para eles sorrirem,
    e eu ver o bendito dente quebrado.. e sorrindo que nem uma idiota ..
    Mas eles não sorriram...
    E agora? Quem eu iria beijar na boca..
    O da frente ou o de trás?
    Mas já era.. um dos dois q eu não sabia se era meu namorado
    ou meu cunhado estava pertinho de mim.. fechei meus olhos e fiz um bico..
    E adivinha?
    É o mico total..
    Era meu cunhado que rapidamente me beijou no rosto.
    Aí sim veio meu namorado e me beijou na boca.
    Cara foi ridículo esse mico! rsrsrs'
    Fiquei rindo horrores depois!

    ResponderExcluir
  16. Aluno: Andrei Oliveira
    Turma: 2005
    Ano: 2009

    Professora , não me lembro de nenhum mico, mas o seu foi bem engraçado!
    Se eu lembrar eu coloco algum aqui!

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Thaís Mendes, sou da turma 1004.
    Bom, entrei em um curso de inglês que a escola deu, mas já entrei no terceiro ano do curso e não consegui me adaptar muito. Nas horas vagas, gosto de conversar com meus amigos, se eu achar um livro muito bom eu até leio. Espero que esse ano no HM eu aprenda mais inglês, até por que eu gosto muito.

    ResponderExcluir
  18. Aluno: Matheus Inácio R. F. Tho
    Turma: 1004
    Ano: 2011

    A presidente Dilma Rousseff interrompeu seu primeiro discurso oficial no Nordeste, em encontro com governadores em Sergipe nesta segunda-feira (21), para dar uma bronca em sua assessoria de imprensa. O “pito”, em tom de brincadeira, ocorreu após a presidente cometer uma gafe e errar o nome de um município de Pernambuco cuja economia cresceu devido às confecções de jeans.

    - Há de se dar suporte e fazer com que se reproduzam experiências de sucesso, como é o caso de Botirama, não é Eduardo [Campos, governador de Pernambuco]?

    Educadamente, o governador corrigiu a presidente, afirmando que trata-se da cidade de Toritama, onde há um APL (Arranjo Produtivo Local) de confenção. Constrangida diante da gafe, Dilma logo repreendeu a assessoria de imprensa. Ao lado da ministra Helena Chagas, chefe da Secom.

    http://noticias.r7.com/brasil/noticias/dilma-da-bronca-em-assessoria-apos-gafe-com-nome-de-cidade-do-nordeste-20110221.html

    ResponderExcluir
  19. oi sou da turma 1001 meu nome é Maria Leticia Leite dos Santos tenho 15 anos.
    na minha antiga escola eu fiz um curso de inglês durante 1 ano e meio do IBEU pela prefeitura.
    nas horas vagas eu gosto ler até estou lendo no momento um livro chamado "O diário de Anne frank" que é um livro muito bom.
    espero que no HM eu aprenda bastante e pretendo me esforçar.
    até professor estou ansiosa para te conhecer tchau.
    :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)

    ResponderExcluir
  20. Olá,meu nome é Ian Saldanha da turma 1003 tenho 15 anos,faço um curso em Bonsucesso,estou no último ano no curso,nas horas vagas gosto de escutar musica ver filme e jogar vôlei,espero conhecer e aprender mais o Inglês e espero te conhecer logo.Tchau!

    ResponderExcluir
  21. sou da turma 1001, me chamo Paulo Cesar dos Santos Souza e tenho 15 anos.
    Nunca fiz curso nenhum de inglês só aprendi mais ou menos o básico na escola.
    Eu as vezes estudo nas horas vagas,mas não vou mentir na maioria das vezes eu fico jogando videogame,mexendo no computador, orkut, msn essas coisas entendeu.

    Gosto muito de música antiga,nem é antiga é clássica.
    Gosto da maioria dos esportes mas me amarro mesmo em futebol, eu jogo lá no Engenhão.

    Espero da matéria de inglês realmente aprender o inglês um pouquinho,porque sinceramente eu não sei nada.

    Tchau um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi professora. Meu nome é Natália dos Santos da Silva, sou ta turma 1001 & tenho 15 anos. Eu nunca fiz curso de inglês nenhum, só tive umas aulas básicas de inglês no meu colégio antigo! Geralmente nas minhas horas vagas eu fico mechendo no computador e as vezes quando não estou durmindo eu pego os cadernos e do uma olhada nas matérias e tudo mais.
    Bom.. Música? Eu gosto de quase todo tipo de música! Eu gosto de pagode, hip-hip, sertanejo universitário (..) Só não sou muito chegada a rock e essas coisas!
    Eu espero que a matéria que a senhora passe de pra gente aprender pelo menos o básico do inglês; porque até que algumas coisinhas pequenas de inglês eu sei, mas eu gostaria de aprender inglês mesmo mesmo mesmo!
    Um beijão professora, e fica com Deus! s2

    ResponderExcluir
  23. OI, sou da turma 1003 me chamo paloma teixeira mendes tenho 15 anos
    já fiz um curso de inglês em Copacabana o nome do curso é namber one
    parei o ano passado no terceiro período
    gosto muito de ouvir musica fica no computador etc...
    Quero muito continua aprendendo inglês para aprimora o que eu já sei e aprender aquilo que ainda não sei

    Quero muito conhecer a senhora
    Tchau!! e até dia 14

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Monique Alves Mendes, tenho 15 anos e sou da turma 1007. Sempre gostei de inglês, porém nunca pude fazer um curso particular. Nas minhas horas vagas gosto de ficar na internet, ficando na maioria do tempo procurando letras e traduções das minhas cantoras prediletas, como por exemplo: Avril Lavigne, Taylor Swift, Colbie Caillat e etc. Já pratiquei Ginástica Olímpica, Natação, Judô e Ballet. Sou vascaína, porém não ligo para futebol. Mas meus esportes favoritos são: Ginástica Olímpica, Judô e Vôlei. Espero aprofundar meus conhecimentos no inglês principalmente por eu gostar da matéria. Agradeço antecipadamente pelos conhecimentos que sei que a senhora transmitirá. Beijos.

    ResponderExcluir
  25. sou da turma 1001 , me chamo josé augusto felix de albuquerque tenho 15 anos
    fiz curso de inglês do IBEU , até o basic 2 , fiz o curso pela escola .
    gosto dos mais diversos tipos de música, eletrônica , hip hop , pagode ...
    esporte , eu gosto muito de futebol , volei , xadrez , mas curto mais futebol mesmo :)
    eu espero aprender mais alguma coisa em inglês , porque é uma matéria que faz diferença , vc saber ao mínimo o básico , para quando for viajar , ou em algum cargo pretendido ,saber inglês é essencial :D
    tchau , abraço

    ResponderExcluir
  26. olá professora meu nome é fernando ribeiro nascimento, tenho 15 anos, sou da turma 1007.Gostaria muito de fazer um curso de inglês mas nunca fiz mas futuramente pretendo fazer para conversar com as pessoas de outros paises, aliás o inglês é uma língua universal. Nas minhas horas vagas gosto de conversar com meus amigose praticar esportes,meu esporte favorito é o futebol e võlei, as músicas que eu mais gosto e as internacionas. Eu espero que esse ano a matéria de inglês seja divertida e que eu aprenda cada vez mais porque adoro essa matéria. beijos e abraços e até depois do carnaval.

    ResponderExcluir
  27. Aluno : Érick Soares de Avellar
    Turma : 1004
    Ano : 2011




    Dei uma senhora mancada de inglês em uma plataforma de perfuração marítima. O episódio se passou no final dos anos 70 e eu trabalhava como rádio-operador. A operação havia sido interrompida por falta de uma bomba (de sucção). Quando fui todo contente dar a boa notícia ao superintendente do navio-sonda sobre a chegada da bomba de que tanto precisávamos, disse o seguinte: “THE BOMB IS ALREADY ON BOARD!” [A bomba (explosivo) já está a bordo!] O gringo arregalou os olhos e soltou um berro desesperado: “WHAT?” [O quê?]. Me dei conta imediatamente do deslize que havia cometido, me corrigi e tudo terminou bem. Felizmente.

    MORAL DA HISTÓRIA: A diferença entre “BOMB” e “PUMP” já foi assunto aqui no Tecla SAP. Leia o texto “Falsas Gêmeas: BOMB x PUMP” para aprender e/ou rever essa sutil, porém importante diferença. Mas não é só isso! Na pronúncia de “BOMB” também tem pegadinha. A explicação completa está em “Pronúncia: B mudo“.´


    http://www.teclasap.com.br/blog/2010/04/01/micos-em-ingles-a-bomba-de-petroleo/

    ResponderExcluir
  28. Meu nome é Luiza Alves de Farias, tenho 14 anos, e sou da turma 1001. Nunca fiz curso de inglês, mas já tive 1 ano de aulas na escola e acho que sei o ''básico''. Nas minhas horas vagas, eu gosto de escutar música, ler livros ou ficar no computador. Meu estilo musical preferido é Rock. Não gosto de esportes, uso óculos e odeio qualquer tipo de ''brincadeira'' que envolva bolas por que tenho medo da bola vir na minha cara ou algo do tipo... Na verdade, sou preguiçosa, e acho a maior besteira ficar correndo de um lado para outro pegar a bola ou algo do tipo, o único esporte que acho ''menos pior'' é natação. O que eu espero da matéria desse ano é que eu possa sair do inglês básico para ir pra um nível superior de inglês para assim poder ter um suporte quando eu for fazer um concurso público. Beijos (:

    ResponderExcluir
  29. Meu nome é Maria do Socorro, tenho 15 anos, sou da turma 1001. Fiz curso de inglês mas foi o básico. Nos tempos vagos gosto de ouvir músicas, ficar com amigos (a) e etc. Gosto de todos os tipos de músicas. Espero que esse ano eu posso desenvolver o meu inglês, aprender mais pois sei que saber inglês é fundamental para qualquer trabalho.

    ResponderExcluir
  30. Olá professora me chamo thais ribeiro costa tenho 15 anos sou da turma 1007,não fiz nenhum curso de ingles mas estudei ingles durante um ano no meu antigo colegio.Nas horas vagas goste de sair (ir ao cinema,a praia etc...).Não tenho um estilo de musica preferido basta a musica ser boa,não sou muito boa em esportes mais eu adoro assisti futebol.
    Eu espero que amateria este ano seja interesante e divertida que eu possa aprende cada vez mais.beijos

    ResponderExcluir