segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PROFESSOR- SER OU NÃO SER- EIS A QUESTÃO

PROFESSOR – SER OU NÃO SER – EIS QUESTÃO
15 de outubro – quinta – DIA DO PROFESSOR
Um aluno morre de rir quando vê que o professor não dominar a tecnologia seja do computador ou do celular.
Uma aluna não vai as aulas porque acha que não precisa, depois é só colar.
Um policial joga spray de pimenta e mete o cacetete em professores, ajuntados pacificamente, lutando apenas para não piorar seu salário, diluído em 7 anos.
Uma mãe, na TV, diz que embora o filho estivesse errado por pixar todas as paredes, que a professora no feriado foi pintar, não deveria tê-lo feito limpá-las na frente dos colegas. Quer processá-la.
Um aluno faz uma página na Internet com uma foto fake e desmoraliza, junto com outros da turma, um professor .
Um jornalista pergunta onde estava a professora quando um aluno começou atirar a esmo na sala, querendo dizer que a professora tinha que : ou ser mulher maravilha, para rechaçar as balas, ou atirar-se contra ele para morrer pela turma.
Uma diretora, que jamais reconhece em público ou em particular, o mérito de um professor, diz em reunião que os professores precisam ter mais comprometimento com o trabalho do colégio.
Um estado que diz que seus professores têm um nível muito baixo e coloca máquinas para descontar atrasos a partir de um minuto, sendo que uma aula começa no mesmo minuto que a outra acaba, em salas e andares diferentes
.
A pergunta que não quer calar, diante de tudo isto, segue abaixo.
Você aluno (a) então responda :
TEU professor
Ser ou não ser? -
Eis a minha questão
Me ajude a decidir o que fazer: ser ou não ser.

180 comentários:

  1. Heloisa Castro - 2004

    Realmente acho um absurdo o descaso das autoridades para com os professores,mas acredito que desistir não leva a nada, devemos continuar lutando para mudar o que está errado. Uma hora "eles" terão que ceder, juntos sempre somos mais fortes .
    Lembre-se professora : voc~es não estão sozinhos. Os alunos (aqueles que pensam realmente) estão com vocês (inclusive eu).
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Thayani Pereira | Turma: 1007

    Nos dias atuais o professor tem sido uma figura desvalorizada. Muitos acham que se quiserem saber é só pesquisar na internet, mas na internet além de nem tudo estar 100% correto, ninguém ensina como se comportar diante de uma autoridade, porque sim, o professor é uma autoridade, estando ou não em sala, e com eles aprendemos a ter modos tanto na escola quanto em casa.
    Quando cursei a 5° e 6° série eu tive um professor que pegava tanto no pé da turma, e que naquela época eu não gostava muito dele, porque ele descontava ponto de tudo, mas se for parar pra pensar agora, no 1° ano, de todos os professores que eu tive, ele é o que eu mais lembro, e mais sinto falta, porque ele descontava ponto do nosso comportamento também, e isso é muito importante, pois a escola prepara o aluno pro mundo, é na escola, através dos professores que nós formamos nossa personalidade.
    Quando eu era mais nova meu sonho era ser professora, eu vivia falando disso, mas agora com tanta desvalorização e desrespeito, eu mudei de idéia.
    Mas o que seria de nós sem vocês professores?
    O governo pode não reconhecer, mas com certeza tem aqueles alunos que um dia com vocês tiveram a oportunidade de dividir a sala e o conhecimento, que talvez na época era um dos alunos mais bagunceiros, que hoje sente uma imensa falta de vocês.

    fica uma música que na minha opinião retrata muito o que a gente vive, o governo trata nós, alunos e professores como um negócio, ensinando as coisas que os nossos pais já aprenderam e que hoje em dia eles nem se lembram ou nem usam isso pra nada.

    http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66375/

    ResponderExcluir
  3. Lais Nóbrega Turma 2006

    E um absurdo o descaso com os professores,
    eu acho ridículo esta coisa do professor ser descontado
    por um minuto de atraso como disse no próprio texto no minuto que
    acaba uma aula começa outra os professores vão ter que ser ultra humanos
    só ser for pra esta em dois lugares ao mesmo tempo.
    Mesmo com toda a dificuldade eu acredito que a recompensa de ver um
    aluno bem sucedido e maior do que todas estas barreiras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião o descaso com os professores não é algo que ocorre recentemente, e sim que vem acontecendo a tempos atrás.
    Cada vez mais os professores vem sendo desrespeitados e desvalorizados, tendo sua autoridade minimizada.
    O que acontece é que não só os alunos mas outras pessoas que não pertencem ao ambiente escolar, esquecem que o docente é uma das figuras principais numa sociedade, e que pode sim "punir" o aluno caso esse não siga seus deveres.
    O professor estudou muito para ter a devida profissão e ganha um salário escasso, logo, o mínimo que devemos fazer por eles é respeitá-los.
    ( Luana Menezes - 2006)

    ResponderExcluir
  5. A sociedade nada mais é do que reflexo de si mesma. Se hoje professores perdem mais direitos(se é que são direitos) do que nunca, isso faz parte de todo o processo evolutivo do Estado, ou seja, das pessoas que o conduz, nós.
    Vendo a última manifestação dos professores, percebe-se o crescente comodismo da prole pública. Apenas 3 mil - de um total que ultrapassa os 100 mil - professores pararam de trabalhar e foram manifestar contra o Estado, que cada vez mais privatiza o homem, englobando não só professores, como também estudantes e quaisquer outro setor do trabalho tradicional.
    Então a questão talvez não seja 'ser ou não ser', a questão é 'combater ou não combater'. O servidor público passou 11 anos com salários congelados, devido a Collor, FHC e cia. Nesse período de arrocho direitista, ninguém fez nada! Só ficaram a reclamar e a reclamar, como se as paredes fossem boas conselheiras. Nos tempos de hoje, mesmo com a esquerda no poder, implantou-se o RIOCARD = derrota dos estudantes, agora vem esse cartão = derrota dos estudantes e professores. E ano que vem? com eleições por aí e possibilidade da direita voltar? O que será desses setores se continuarem falidos, sem sangue e mobilização?
    Enfim, "Ser ou não ser" não resolve os problemas dos professores, desistir desse ramo ou entrar para ele aceitando todas as novas exigências desse escravismo é simplismente inaceitável - em minha modesta e inexperiente opinião. Já passou o tempo de sonhar com um governo bacana e igualitário. Então, que lutemos com força, ou então, que façamos parte dos espectadores constantes do imperialismo estatal - ora com professores comodistas, ora com estudantes acríticos e alienados.

    Douglas, 2006.

    ResponderExcluir
  6. Puxa Douglas que bom que você pensa assim. Quem sabe com sua ajuda possamos mudar alguma coisa? passe a frequentar mais as aulas de todas as matérias,a participar dos trabalhos nelas,dos projetos da escola, a tratar melhor seus professores com mais respeito, e juntos faremos mais que as paredes. Um sonho sonhado por um, é só um sonho, mas por vários é uma realidade, como dizia Rauzito, legal saber que agora você está disposto a se juntar a nós, nesta luta, Como você mesmo diz, temos que lutar com força. Quais são as nossas armas na educação? Valeu pela contribuição,fiquei muito feliz em saber de sua nova postura daqui por diante: cooperadora e participativa. Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Caros alunos:
    É interessante entender o que cada um de vocês pensa sobre o tema. Continuem postando e refletindo sobre a questão. Suas reflexões ajudará a mim e aos demais colegas a transformar, melhorar e adaptar.
    Keep on touch
    Mantenham contato

    ResponderExcluir
  8. Professora sinceramente não tenho aceitado a sociedade nos dias de hoje. Muitas coisas tem acontecido, coisas que eu não aceito. Tudo me foi ensinado de um jeito, e hoje em dia parece não existe mais os bons costumes, muito menos a educação. Odeio quando fico sabendo que um filho agredio os pais ou quando um aluno se acha no direito de ofender um professor.
    Atualmente acredito que o professor está cansado de tantas injustiças, bom minha mãe é professora então eu sei um pouco, o que se tem passado, sei como ela sofre com alguns desses problemas.
    E para ser um professor agora, tem que ter muita cabeça para agentar os problemas que o Estado está causando com a vida financeira dos professores.
    E é realmente isso que vocês professores devem se perguntar ser ou não ser (injustiçado, deixado de lado...).

    Beijosss

    Ass: Letícia 1008

    ResponderExcluir
  9. E mesmo com tudo isto, nenhum: técnico, engenheiro ou líder político ou revolucionário, cientistas, ou os nossos próprios filhos ou pais; se formam sem ter tido professores.Eles mesmos desmerecem a função, algumas vezes.E outras vezes incentivam ou apoiam o descaso. Então será apenas um problema do professor ou de toda sociedade, como você colocou?
    Valeu pela reflexão.

    ResponderExcluir
  10. Jessica Santos - 2006

    É decepcionante a indiferença com uma profissão tão bonita e importante. Perdeu-se o respeito, a consideração, e não enxergam o amor que esses mestres tem e como se doam pelo que fazem.
    Infelizmente a figura do professor está banalizada, quando deveria ser honrada. A sociedade, tola ao extremo, desvaloriza aqueles que tem participação fundamental na nossa instrução vital. Esquecem que sem os educadores, a nossa formação profissional, construção pessoal e, principalmente, os nossos valores estarão abalados, pois são eles que nos ensinam tudo isso. Os nossos professores que nos moldam pro futuro, pra vida.
    Direta ou indiretamente, as autoridades, o mundo em geral, estão nos tirando tais conquistas e aos poucos destruindo o que não é fácil de se erguer, acabando com o trabalho duro de muitos que abdicam sua própria pessoa em prol de tantas outras.
    Embora todo esse esforço não seja recíproco e não recebam o mérito que merecem, é necessário que continuem sua jornada. Porque nós precisamos de vocês.
    É algo árduo e difícil, mas não há realização maior do que olhar para seus atos e perceber que foi indispensável no crescimento e na vitória de alguém. Essa é das maiores recompensas que se pode ter; é prazerosamente linda.
    Por isso, professores, pedimos que não desistam do que fazem, tampouco de nós. Tudo tem os altos e baixos; o que importa é continuar sempre. Juntos conseguimos melhorar qualquer coisa, que aos olhos dos descrentes e fracos, é impossível. Basta apenas nos unirmos e acreditarmos nessa força. Porque unidos somos fortes, e os fortes podem muito em sua grandeza.

    ResponderExcluir
  11. Roberta Duarte turma 20068 de outubro de 2009 às 07:45

    Roberta Duarte Turma:2006

    Realmente o descaso das autoridades é algo que gera revolta não só nos professores mas também nos alunos.
    Sabemos que essas tecnologias que estão implantando nas nossas salas de aula ñ tem nenhum objetivo lógico porém temos que nos submeter mesmo que não seja da nossa vontade.
    O que é mais revoltante é que o Estado gasta tanto dinheiro com computadores e outros tipos de tecnologia e não tem acapacidade de aumentar um minimo possivel do sálario dos professores que tanto de esforção para nos ensinar ñ só as matérias do ensino médio mas também as matérias morais.
    Enfim ser professora é uma arte e cabe a nós alunos valorizar essas pessoas que obtém esse dom tão especial.

    ResponderExcluir
  12. Marcelo Alves - 2004

    Todos nós sabemos o quanto é difícl exercer aquilo que gosta. Mesmo porque pedras no caminho de tal carreira fazem com que a vontade de se dedicar se exploda. No entanto, sabemos o quão gratificante é para um professor ver seu aluno formado, com dignidade e muitas vezes gratificado por ter professor (ou professores) que o ajudaram em sua jornada. Tudo não passa de um ciclo. Como diz nosso querido prof João: "O professor apenas indica o caminho".

    Todos nós temos defeitos, e não sabemos e nem podemos agradar a todos. Mas de qualquer forma, cada pessoa que surge na nossa vida, seja ela julgada boa ou ruim, nos possibilita ter uma lição. E o professor é uma delas. Professora Juddy, ser professor não é apenas ensinar o Simple Past, ou o que significa "World need love". É algo muito além disso. É algo justo, para quem se é justo. É algo infinito, pra quem se é infinito.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Fernanda romano - 2005
    Realmente é um absurdo as pessoas acharem que o professor é o protetor,super heroi ou coisa parecida!
    Professor também é gente!
    Professores transformam alunos alienados que fazem algazara em pessoas de bem!
    Vamos respeita lós pois um dia iremos agradecer!
    O estado deveria se preocupar em melhorar a infra estrutura dos colegios estaduais ao inves de tranformem a escola numa prisão!

    ResponderExcluir
  14. É claro e evidente, minha gente, que essa situação em que se encontra a educação pública nada mais é do que o reflexo da Estrutura Familiar atual. Se os filhos não respeitam nem mais os Pais, se os políticos e cidadãos não respeitam mais as leis do país, o professor é tão somente mais uma peça nessa mesa de Xadrez. Mas esse total descaso com os professores é totalmente proposital. Qual político que irá querer um cidadão que saiba pensar, que tenha opinião, discernimento para avaliar um candidato sério? Eles realmente querem um povo ignorante, que troque o voto por cesta básica, que seja submisso a todas as suas chantagens. A Educação não pode ser tratada como segundo plano, ela realmente tem papel importante que define o rumo da sociedade. O professor é o que nos guia nesse processo, é quem nos dá a capacidade de pensar, agir e principalmente de decidir o futuro de nós mesmos.

    Rafael Fangueiro - Turma 2004

    ResponderExcluir
  15. Gabriella Cruz- turma 2004

    A escolha da carreira, muitas vezes, é influenciada
    por moda, vontade de satisfazer o desejo dos pais,
    possibilidade de retorno financeiro, sucesso ou
    status. O que não é o caso dos professores,
    pois a opção pelo magistério decorre
    da oportunidade de trabalho, do gosto pela profissão.
    Sei que hoje em dia ter essa profissão é muito difícil,pois o descanço das autoridades quanto ao professores ta sendo um absurdo.Com isso,os professores estão ficando cada vez mais desmotivados,mas acho que se continuarmos lutando,possa ser que um dia mude.O professor é um profissional muito importante na sociedade,devemos respeita-los,pois sem eles,o que seria de nós?
    Como pode uma profissão tão bonita,uma profissão tão suada,ter um salário tão escasso?
    PROFESSORES,OS ALUNOS ESTÃO COM VOCÊS!

    ResponderExcluir
  16. Gabriella Cruz- turma 2004

    A escolha da carreira, muitas vezes, é influenciada
    por moda, vontade de satisfazer o desejo dos pais,
    possibilidade de retorno financeiro, sucesso ou
    status. O que não é o caso dos professores,
    pois a opção pelo magistério decorre
    da oportunidade de trabalho, do gosto pela profissão.
    Sei que hoje em dia ter essa profissão é muito difícil,pois o descanço das autoridades quanto ao professores ta sendo um absurdo.Com isso,os professores estão ficando cada vez mais desmotivados,mas acho que se continuarmos lutando,possa ser que um dia mude.O professor é um profissional muito importante na sociedade,devemos respeita-los,pois sem eles,o que seria de nós?
    Como pode uma profissão tão bonita,uma profissão tão suada,ter um salário tão escasso?
    PROFESSORES,OS ALUNOS ESTÃO COM VOCÊS!

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante suas abordagens.
    Bom saber que tantos alunos valorizam nossa profissão.

    ResponderExcluir
  18. Mônica Santos - t:20049 de outubro de 2009 às 13:23

    Professor!!!
    Uma das mais belas profissões
    mas que ja está entrando em extinção...
    Hoje os professores vem perdendo a vontade de continuar lecionando por tudo que vem passando: agressões verbais e físicas de alunos, prfessores, policias, enfim da sociedade( parte dela).
    Isso é uma total falta de respeito para com professores, pois esquecem que vocês são pessoas com sentimentos, de carne e osso... I sso é ridículo...
    E o pior é que quem também acaba sofrendo com isso são os alunos que gostam dos prfessores, que querem aprender, que se divertem nas aulas e não vão ter mais isso, porque nós alunos acabamos criando um forte vínculo com voês: Poxa convivemos de segunda à sexta( e com a história da gripe suína em alguns sábados também), praticamente 4:00 horas, caramba! é muita coisa...
    E o pior é que se continuar desse jeito, os alunos que estão vindo por ai não vão poder desfrutar da mesma oportunidade que estamos tendo e que uns não sabem aproveitar...
    Mas mesmo assim, ganhando pouco, sendo "humilhados"( desculpe o termo usado), vocês vem a sala de aula para nos ajudar a crescer, mesmo cheios de problemas a enfrentarem e nos dão carinho e com as condições que se encontram a educação, fazem o impossível para nos ensinar e aprederem com a gente também...
    Obrigada por vocês prfessores por me ensinarem valores que vou levar pro resto de minha vida espero eu, obrigadapor tudo que fazem por nós alunos...
    E não fiquem abatidos! Estamos aqui para enfrentar os obstáculos...vocês nao estão sozinhos
    Obrigada por tudo mesmo, não irei esquecer dos professores que fizeram e fazem parte da minha vida!!!

    ResponderExcluir
  19. Marcelo Resende- turma 2006

    Realmente o descaso com os professores é muito grande! É necessário mudar e valorizar essa profissão!
    Mas pra conseguir isso, é necessário correr atrás e não ficar de braços cruzados, porque a mudança
    não vai vir de uma hora pra outra e nem vai cair do céu! Quando teve a chance disso, apenas 3 mil
    professores aproximadamente foram correr atrás de seus interesses! Depois, não adianta ficar reclamando!
    Valorizo muito a profissão de professor, mas hoje em dia, o interesse por ela está ficando cada vez menor,
    pra mudar isso, tem que correr atrás e ''suar a camisa''!

    ResponderExcluir
  20. Eu, particularmente, diria que ser ou não ser não seria exatamente a questão. A principal questão é o que devemos fazer para melhorar essa situação. Pois mesmo que tudo esteja se tornando insuportável, não vale à pena abandonar sua profissão, mas sim lutar para que alguma coisa seja feita a nosso favor, pois nada vale mais que tantos anos de dedicação.
    É muito fácil falar e ficar esperando que façam pela gente. Eu com a pouca experiência que tenho sei que muitos falam e poucos fazem. E na maioria das vezes não adianta de nada. A política de hoje é pura hipocrisia. Declamam tanto na televisão que chega parecer verdade, mas tudo não passa de enganação. Sabemos dos nossos direitos, mas esquecemos dos nossos deveres. Achamos que podemos mudar o mundo, mas esquecemos que o mundo é feito por nós.
    Na sociedade de hoje um jogador de futebol, que apenas chuta uma bola, é muito mais valorizado que um professor, que estuda a vida inteira se dedicando à educação. Diante desta situação fica difícil tirar-se uma conclusão, mas não podemos desistir de um futuro melhor, e devemos lutar para que isso aconteça!
    E saiba que para qualquer coisa, nós alunos estaremos com você.
    Beijos da sua aluna falante, Ágatha 1008 :D

    ResponderExcluir
  21. Acho-me muito inexperiente para falar sobre um assunto tão importante, mas acho que não só nos dias de hoje, mas a um tempo atrás, o professor realmente vem sendo muito desvalorizado, não só pelas autoridades, também pelas condições de trabalho e salário muito baixo e por alguns alunos que desrespeitam essa tão bela profissão que desempenha um papel fundamental na vida de qualquer pessoa.
    É importante saber que, dentro de sala e fora dela, o professor é alguém em quem o aluno se espelha, uma vez que este é o seu mais concreto exemplo de sabedoria, de caráter e, por que não, de heroísmo.
    Acho que desistir de uma coisa que lutou e estudou tanto para conseguir, nessa altura do campeonato não adiantaria muita coisa, o importante é lutar por tudo aquilo o que se quer, levantar a cabeça e seguir em frente.
    Conte comigo para o que precisar.
    Beijos.
    Josélia Espinati.T:1008

    ResponderExcluir
  22. Lilás Camargo - Turma : 2005

    Esse descaso que o governo faz com os professores é um absurdo, porque eles são de grande influência na nossa vida, acho que o governo devia olhar com mais cuidado para os professores, pagar um salário digno e respeitar os direitos das pessoas e os alunos deveriam valorizar muito mais por terem a oportunidade de poder ter um professor, tem pessoas que nem isso tem !

    ResponderExcluir
  23. Lilás Camargo - Turma : 2005

    Esse descaso que o governo faz com os professores é um absurdo, porque eles são de grande influência na nossa vida, acho que o governo devia olhar com mais cuidado para os professores, pagar um salário digno e respeitar os direitos das pessoas e os alunos deveriam valorizar muito mais por terem a oportunidade de poder ter um professor, tem pessoas que nem isso tem !

    ResponderExcluir
  24. Felipe Conceição
    Turma: 1005
    Ano: 2009

    Acho um descaso do estado para com os professores, pois muitos professores se sacrificam para fazer com que alunos nao so do HM mas de outras escolas aprendam e sejam capazes de proseguir na vida como cidadãos.
    A profissão de professor deveria ser considerada uma das mais importantes pois e eles quem nos ensinam , não so materias mas nos ensinam a viver , a sermos pessoas de bem.
    O salário que e pago ao professor e uma micharia , quem mal da para sustentar a si próprio e a sua família.
    O estado deveria dar uma assistência melhor ao professor, um salário mais digno. Enquanto deputados recebem milhões e milhões de reais os professores teêm de se sujeitar a mizeria !
    Um dia talvez o estado de mais valor aos profissionais que são os professores e percebam que sem eles o mundo nao seria nada !

    ResponderExcluir
  25. Jéssyca Barreto ,turma 2005.

    Realmente acho um absurdo a desvalorização do professor atualmente.
    Acredito que na época dos nossos pais a situação
    deles em relação ao respeito,carinho,atenção por aquele que sempre tem a paciência de nos mostrar um novo caminho era diferente.Não se tinha a tecnologia que temos hoje e por isso os alunos sempre ficavam ligados nos professores pois sempre
    queriam aprender mais ,mais!Agora,vejo alunos que não se importam mais com isso, acham que é só acessar o google e já tem todo o conhecimento que necessitam.Espero que um dia e que esse dia seja breve;o professor seje valorizado tanto pelos seus alunos quanto pelos autoridades porque todos eles
    fazem parte de uma fase fundamental na nossa vida
    e merecem todo o nosso carinho e respeito.

    ResponderExcluir
  26. Sim, a tecnologia traz este ar de independencia para alguns, embora esta ferramenta possa ser uma aliada no processo ensino aprendizagem, como esta mídia eletronica que estamos usando aqui. Obrigada pelas contribuições.

    ResponderExcluir
  27. Yasmim Dantas - Turma:2006


    Realmente, os professores hoje em dia infelizmente estão sendo bem desvalorizados,
    e acho isso um absurdo, pois tinham de ver os professores com outros olhos, tinham que valorizá-los cada vez mais, já que essa profissão é muito importante para todos. Duvido que as autoridades seriam o que são hoje sem ajuda de professores . Acho que não iria servir de nada desistir à essa altura do campeonato. Isso só irá fortalecê-los mais e mais. Irão achar que estão com toda a razão de estar acima de tudo e todos , e não é bem assim .
    E todos os alunos do HM, pelos menos a maioria deles , têm um grande carinho por todos os professores , e saiba que pode contar com a gente pro que for . Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Bom teacher .Realmente acho um absurdo a desvalorização do professor atualmente.Pq os professores se sacrificam,se dedicam aos alunos para q tenham um futuro legal,mas o governo ñ quer saber . estão coolocando regas atras de regras e eu ñ acho legal ! Então espero q isso tdu mude para q os professores sejam valorizados como eles merecem!


    Jéssica Carvalho, Turma 1007

    ResponderExcluir
  29. Suelen Silva,Turma 2004.

    Eu acho um absurdo o que o Estado está fazendo com os nossos professores...Pois o que adianta serem professores qualificados se eles não estão dando valor...E vamos combinar que passam muito tempo se preparando para chegarem aonde estão!!

    Também é um absurdo o Estado gastar com tanta tecnologia que não vai resolver nada...Em vez de gastarem com bobeiras poderiam aumentar o salário dos professores, pois eles mereçem...Nós alunos imaginamos o quanto é difícil trabalhar dessa forma sendo desvalorizado pelo Estado e por uma Secretária de Educação que fala o que lhe dá na cabeça...Isso é revoltante demais!!

    Em relação a ser ou não professor é algo que é complicado de dizer porque isso envolve muitas questões a favor e contra...Acho que a coisa mais triste que aconteceria seria perder os melhores professores que temos por causa dos vacilos e mancadas que o Estado faz!!

    Quero finalizar dizendo que independente do que vá acontecer daqui pra frente, todos os professores estarão em nossos ♥...E que mesmo que o Estado não reconheçam vocês(professores)da forma que realmente merecem,mas temos nós alunos que amamos todos vocês e que valorizam muito todo o esforço que vocês fazem por nós tanto nos momentos bons quanto nos momentos ruins!!E que merecem tudo de bom na vida de vocês =)

    ResponderExcluir
  30. Gisele Lopes,Turma: 2005

    O professor é uma figura fundamental,sem os professores não teriamos médicos,advogados...e é inacreditavel como uma figura tão importante pra sociedade é tão desvalorizada e humilhada,ganhando pouco e ainda tendo que servir de babá pra alunos sem educação alguma.
    Esperamos pelo dia em que o professor tenha condições favoráveis de trabalho, para que ele possa orientar melhor os alunos e formar ótimos profissionais.Enquanto isso não acontece,agradeça o carinho e dedicação do seu professor, respeite-o.

    ResponderExcluir
  31. Carolina Martins-> Turma 2005.

    Acho isso tremendamente ridículo !O desmerecimento de professores vem crescendo hoje em dia.Professor não é super herói,não é saco de pancada,e muito menos mutante pra se transportar tão rapidamente
    de uma sala para a outra num intervalo tão curto de tempo. Professor é ser humano também,e como todos,possuem limitações. Hoje em dia a gente vê tanto deboche nas salas,a desvalorização dos professores por meio dos diretores,o estado tomando atitudes tão "podres"...
    Como não enxergar e valorizar uma profissão tão linda? Professores são como pais: ensinam,falam,se dispõe pra explicar,ajudar..
    Ser.Essa é a resposta da tão complexa questão. Se o professor ama mesmo aquilo que faz e deseja continuar a se dedicar e acreditar que tudo isso ainda vai mudar,seja.Não se arrependa..Pois ainda existem aqueles que nunca desmereceram seu trabalho.Primeiro Deus,que mais do que ninguém vê tudo e faz justiça,os alunos(nem todos desprezam professores,aliás muitos deles os apoiam indiscutivelmente).Por isso,não devemos deixar que essas coisas nos abalem,vamos unidos conseguir vencer essa batalha !
    Não desista dessa profissão ainda que seja pesada para carregar,
    porque eu e muitos precisamos de você,ou vocês professores.
    Tenha/tenham certeza disso.

    ResponderExcluir
  32. Thais Christiani - 1007 :)
    Professora, não sei se posso dizer que sei como se sentem vocês professores, pois eu não estou no lugar de vocês, mas admiro muito essa profissão e lamento por hoje em dia não ser levada a sério, lamento por não entenderem que a única coisa que pode levar o mundo a mudar é a educação.
    Desde pequenos temos uma visão, através de nossos pais, de professor, eles que nos ensinam a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado, eles que nos ensinam os valores da vida. Quando crescemos nos deparamos com a vida, que também é uma grande professora, ela que os ensina a viver, quer seja pelo modo mais fácil ou pelo modo mais difícil.
    Se não fosse pelos professores não seriamos nada, vocês professores que são o maior exemplo de que não sabemos tudo, que temos que compartilhar com outras pessoas o nosso conhecimento, para que possamos nos enriquecer com o conhecimentos de outrem.
    Hoje em dia só tenho que agradecer a todos os professores que passaram em minha vida, e me fizeram o que sou hoje, por vocês que lutaram pelo seu sonho de ensinar, pois hoje só é professor quem realmente gosta da profissão, porque nada mais os incentivam a serem quem são. Na minha vida passaram bons e maus professores, mas todos serão de alguma forma lembrados, porque vocês merecem, vocês são um belo exemplo de pessoas que nunca desistiram de seus sonhos.

    Agradeço a todos vocês, meus professores ! ♥

    ResponderExcluir
  33. Thais Christiani - 1007 :)
    Professora, não sei se posso dizer que sei como se sentem vocês professores, pois eu não estou no lugar de vocês, mas admiro muito essa profissão e lamento por hoje em dia não ser levada a sério, lamento por não entenderem que a única coisa que pode levar o mundo a mudar é a educação.
    Desde pequenos temos uma visão, através de nossos pais, de professor, eles que nos ensinam a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado, eles que nos ensinam os valores da vida, quando crescemos nos deparamos com a vida, que também é uma grande professora, ela que os ensina a viver, quer seja pelo modo mais fácil ou pelo modo mais difícil.
    Se não fosse pelos professores não seriamos nada, vocês professores que são o maior exemplo de que não sabemos tudo, que temos que compartilhar com outras pessoas o nosso conhecimento, para que possamos nos enriquecer com o conhecimentos de outrem.
    Hoje em dia só tenho que agradecer a todos os professores que passaram em minha vida, e me fizeram o que sou hoje, por vocês que lutaram pelo seu sonho de ensinar, pois hoje só é professor quem realmente gosta da profissão, porque nada mais os incentivam a serem quem são.
    Na minha vida passaram bons e maus professores, mas todos serão de alguma forma lembrados, porque vocês merecem, vocês são um belo exemplo de pessoas que nunca desistiram de seus sonhos.

    Agradeço a todos vocês, meus professores ! ♥

    ResponderExcluir
  34. Kaique Ribeiro T.:1007

    Por um lado e otimo ser professor(a), ensinar os açunos ou seja quem for e depois no futuro ter o orgulho de ve aquela pessoa que foi seu aluno, formado. Nao importa a materia, mais voce ajudou a ele a enfrentar barreiras, ainda mais voce professora que da conselhos todas as horas pra sempre nos ajudar. Por outro lado a governo esta muito rigoroso, irao colocar maquinas pra atrapalhar o professor, diminuir o salario e outras coisas.Eu acho que o governo e qualquer outra pessoa teria que valorizar mais os professores. É isso ae que eu acho, voce Juddy é uma otima PROFESSORA. Seja qualquer decisao eu vou entender.

    ResponderExcluir
  35. Falar de Professor às vezes é fácil, mais às vezes é tão difícil, por que?
    Porque professor não é só aquele que vai até a escola e explica alguma coisa sobre português, matemática, inglês... mas sim vai nos explicar sobre a realidade em que vivemos, nos passar conhecimentos vividos e sofridos. Mas a grande verdade é que o professor pode ser mais que um professor, pode ser um amigo, um irmão entre outras coisas. Quem não os respeitam, é porque nunca encontrou em um professor, um ombro amigo nas horas mais difíceis...

    Professora faça o que for melhor para a senhora, e lembre-se que eu e todos os outros alunos estaremos sempre do seu lado, tanto nas horas boas, tanto nas horas ruins.
    Apoiaremos a sua decisão a qualquer hora que for preciso...

    BEIJOS, BEIJINHO, BEIJÕES!!!!

    BETINA SANTOS
    TURMA: 1008

    ResponderExcluir
  36. Gabriel Cruz-2004

    É decepcionante o salário de um professor do Estado.

    É vergonhosa a valorização financeira que recebe aquele que nos proporciona o conhecimento; que constrói parte da nossa educação; que nos coloca numa faculdade; que almeja o sucesso de cada que passou por sua sala.

    Se um médico ou um engenheiro são o que são, merito provém da dedicação dos mesmos, porém o grande merecimento é de quem o levou pelo caminho até seu objetivo, O PROFESSOR.

    Será que podemos dizer o mesmo dos governantes do nosso Brasil? Será q eles passaram pela escola?

    Gabriel Cruz-2004

    ResponderExcluir
  37. Interessante as indagações que vocês fazem sobre os políticos e como veem a educação.
    O Estado,por exemplo, deu ponto facultativo rapidinho pra a eleição do RIO e a festa na praia. No entanto vai fazer os professores trabalharem no seu dia, e a folga vai ser na sexta. Porque não deu folga quinta e sexta?
    Se dar folga atrapalha o andamento das aulas, porque não há problema de faze-lo em cima da hora para festejar, e ao mesmo tempo não brindar aos professores com um mínimo de descanso,já que salário é uma tragédia?
    Aos que acham que a culpa do modo como os professores são tratados é do próprio professor,lembre-se que quem elege os governantes são vocês e seus pais também.Será que então, a saída é a política e seus governantes? ou seria uma mudança de visão de cada um?
    Alguns comentaram que o professor precisa lutar, e até usando a força.Mas notem que as mudanças no mundo vieram de homens que usaram a mente com força, vide o exemplo de Cristo, de Ghandi.Obrigada pelas contribuições, continuem dando suas opiniões

    ResponderExcluir
  38. Hugo Santos turma:2004

    Eu também acho deprimente o modo como tudo está caminhando.
    O governo está constantemente, retirando mais e mais de todos e depois lhes"dando", algo que não compensa tudo que tiraram, pra servir de cala boca.
    Acham que emprestar um laptop para os professores é uma maneira de retribuir,anos de trabalho que foram descontados dos seus salários.
    Todos menosprezam os professores, tratando-os como inferiores em suas funções e desnecessários.
    Mas não o são, pois todos se esquecem, que se estão nos cargos que ocupam, foi graças aos professores que muito lhes ensinaram. Embora a grande maioria não esteja disposta a aprender.
    Como já disseram acima, não podemos ficar de braços cruzados: alunos,professores e toda a população, têem de lutar (não necessariamente de forma violenta), contra esses políticos, que querem manipular o povo, para benefício próprio.Mas só vai funcionar se pararmos de nos martirizar e deixarmos de reclamar e tomar uma atitude para mudar tudo.
    Talvés esse blog possa ser o início,uma maneira das pessoas refletirem para agir de maneira que funcione.
    Começando, quem sabe, a prestar mas atenção na hora de votar,não se deixando levar por falsas promesas.

    ResponderExcluir
  39. Daniel Correa - turma 1008


    eu acho um abuso o que fazen com os professores hoje no Brasil, para o país melhorar teria que valorizar mais seus professores!

    ResponderExcluir
  40. Este mundo em que habitamos nada mais é o espelho das próprias pessoas que o habitam...
    Pessoas,que apenas querem realizar seu interesse, seu objetivo, suas emoções;impondo sobre tudos e todos suas vontades,sem se interessar se é o professor , o operário ou simplesmente o gari. Acredito que se nem os alunos que devem respeito pelos mais velhos e autoridades, respeitam os professores, o Estado que julga ter poder pleno ,irá respeitá-los!!!!? Claro que não, se a maioria dos próprios professores se sentem subjulgados e não apoiam a sua própria profissão,quem irá apoiar??As pessoas sempre dizem que temos que nos dar valor, senão niguem nos dará valor.A grande questão é que ospróprios professores se sentem infelizes com que ganham em troco de tanto esforço e trabalho, mas grande maioria não percebe que reclamar só nao adianta !!!Eles tem que se unir e dar valor a sua própria profissão.Antigamente todas as crianças almejavam serem professoras e ensinarem matérias aos outros...Hoje em dia a criança não ve futuro em ser professor, mas eu nao as culpo ,pois quando vão pra escola elas encontram dois tipos de professores, O 1º é aquele que se esforça para ensinar apesar de todas as divergências e o outro é aquele que vai para escola pra reclamar do salario e da vida....
    Por este fato eu acredito que a grande questão não é ser ou não ser ...A grande questao é se unirem e lutarem pra ganharem o que realmente merecem tanto em aspectos financeiros quanto em aspectos morais...
    ELLEN GIACOMETTI - 1008

    ResponderExcluir
  41. A verdade é que as autoridades no Brasil tratam o professores como objetos, e não como pessoas. Sendo, que esses deveriam ser um dos profissionais mais reconhecidos da sociedade. Afinal, são eles que formam o futuro da nação.
    As autoridades brasileiras deviriam dar no mínimo aos professoras um aumento de sálario, melhores condições de trabalho e reconhecimento. A maior parte dos professores hoje estão desanimados pois não recebem isto.
    Uma coisa que me entristece um pouco é quando eu vejo uma criança dizendo que quer ser professor e o seu pai diz: "Você quer mesmo morrer pobre e sem reconhecimento?". Essa frase resume o desrespeito das autoridades com os professores e deixa bem claro o que deve ser mudado.

    ResponderExcluir
  42. Bom o descaso com a profissão de educador já naõ vem de hoje. As autoridades cada vez mais descriminam uma profissão que todos nós sabemos é que é fundamental para a sociedade. Contudo, nós cidadão e principalmente os que exercem o magistério, não devemos ficar esperando soluções e sim fazer com que elas apareçam. E quando colocamos a questão "ser ou não ser", devemos parar e refletir que NÃO é desistindo de um sonho que conseguimos as soluções dos nossos problemas pelo contrário,só os agravamos ainda mais.Devemos soltar a nossa voz e expor as nossas opiniões a fim de sermos escutados para que as soluções realmente apareçam não ficar apenas lamentendo!
    A todos os professores obrigado por vocês existirem e que os próprios possam mostrar a sociedade o valor de vocês!

    Pricilla Silva,2006

    ResponderExcluir
  43. Como dizia Tom Jobim e Miucha: "A vida é uma grande ilusão". Ou seja, por mais que amamos o que escolhemos e lutamos por aquilo que pensamos ou que achamos que só iria trazer felicidade, é daí que vem a surpresa desagradável na vida profissional de uma pessoa, que temos como exemplo, O PROFESSOR, que possui o segundo papel mais importante na vida do ser humano ainda em crescimento (o primeiro papel é dos pais), pois o PROFESSOR é a "porta da vida" para uma carreira brilhante de seus alunos. Pena que nem todos pensam assim e apenas pensam que o professor sempre está errado em suas atitudes (atitudes que são essas que fazem a gente entender que o professor quer apenas o melhor pra gente), por passar muito dever, ou deixa os alunos sem o intervalo, que a prova estava difícil e chegamos até pensar que o professor quer ferrar a gente, etc. Sem falar que o professor não está sendo beneficiado com a sua profissão, o seu salário não está sendo compatível ao que realmente ele merece, ou seja, ganha pouco e quando pede o mínimo de aumento no seu salário ele é esculachado, humilhado e pior disso tudo, não consegue o seu aumento, ou não consegue maior valorização.
    Portanto, a melhor maneira de ser ou não ser professor é ter em mente o perigo que se enfrenta numa sala de aula e a decepção do valor que vem no seu contra-cheque.
    E muitas das vezes sabemos disso tudo e nos iludimos por pensar que nada de mal pode acontecer.

    ResponderExcluir
  44. Tauan de Souza - T: 1005
    Nessa situação a melhor medida é os professores conversarem com os alunos e os pais assim, calando a boca de alguns pais e alunos que criticam o professsor dizendo que adora fazer de coitadinho que recebe um salário bom e ainda reclama dele ou que eles não fazem mais que sua obrigação. Nesse país devemos reconhecer e repeitar o professor, pois são eles que vão formar os nossos filhos, netos e bisnetos!

    ResponderExcluir
  45. Thayslene Oliveira Turma:2005

    Atualmente os professores não são respeitados da forma que deveriam ser,não recebem o mérito que deveriam receber porém creio que professores como você e uma das professoras que mais admiro no Horácio Macedo que é a Leila são que me fazem enxergar o lado do que realmente é um bom professor, que apesar de todas as dificuldades e obstáculos estão sempre em busca do melhor para todos os seus alunos tentando se atualizar e não ser somente professores das respectivas matérias mas professores que passam suas experiências de vida.Pode ter certeza que da nossa forma nós alunos admiramos muito todos vocês professores pois além de pessoas que estão alí desenvolvendo seu trabalho são espelhos para todos nós por conta disso saiba que mesmo com todas as dificuldades nunca desista precisamos muito de vocês verdadeiros mestres.

    ResponderExcluir
  46. Vanessa Figueiredo - ano 2008

    Ser professor hoje em dia requer esperança e amor. A primeira para acreditar numa valorização futura de sua profissão enquanto a segunda é imprescindível para ser um bom mestre, não somente pelos alunos, mas por todas as "pedras" que surgem no caminho. Em meio aos infortunos, é bom saber que temos os mestres para aguçar nosso senso crítico e nos preparar para o mundo.

    Um beijo e obrigada pela coragem de ser professora e de fazê-lo com amor!!!

    ResponderExcluir
  47. Aluno josé hugo turma:1007

    Professor:ser ou não ser
    Professor não é só aquele que ensina matemática,português,história,inglês e outras disciplinas.Professor é aquele que além de ensina,aprende,convive,compriende,ajuda, realiza sonhos de pessoas que passam na sua vida,mas sempre deixam algo no seu coração e as vezes na sua memória,ser professor é ser um pai,uma mãe,um amigo e um companheiro pra tudas as horas.Os professores nos ajudam a criar assas e voar para nossos destinos,com eles você pode esquecer sobre as leis da gravidade,você pode flutuar ser que te puxem para baixo pois o professor consegue te levar onde ninguém mas pode,ele nos faz refletir sobre nossas psiques para podermos nos tornar pessoas dignas e honestas.Pare e pense:Se não houvesse professores o que você seria?Que atitudes você tomaria sobre pressão ou em um momento difícil?O que mas me deixa feliz sobre esse assunto é quando um aluno de anos e anos volta aquela escola em que estudou para rever e agradecer aos seus antigos professores pelo futuro que eles lhe proporcioaram,quando eu vou na escola em que meu pai da aula vejo seus ex-alunos lhe comprimentando e fico muito orgulhoso pela carreira que ele escolheu.Adimito que já tive vontade de ser professor,mas acho que ser educador é algo no qual a responsabilidade é enorme.Professores,as vezes,tem que ter uma força muito grande e saber passar essa força para os outros,deve ser muito triste ver seu aluno seguindo um caminho perdido e sem volta acabando por ser assassinado,ou então,um professor em busca de uma melhor condição de vida se vê sendo espancado por alguém que por ele tinha perdido noites de sono preparando provas e que um dia tinha dado o máximo de si para dar uma educação de qualidade,mas eu creio que as coisas boas suprimem as ruim,ser professor realmente é uma dadiva dos céus, idependênte das coisas ruins da vida,não podemos esquecer que o professor não é feito de ferro,ele possui sentimentos e também cometem erros como qualquer ser humano,mas o importante nos erros é saber como lhe dar com eles e aprender o máximo que puder com eles porque muitas vezes são deles que nascem os acertos e isso os professores sabem fazer muito bem,e é uma das coisas mais importântes que eles tentam ensinar aos seus alunos.A todos aqueles que mudaram,mudam e mudarão minha vida e meu modo de ver as coisas meus sinceros agradecimentos.
    "O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira." (William Arthur Ward)

    ResponderExcluir
  48. Rafael Lemos - 1007

    Sinceramente , o governo hoje em dia não tem mais nada de útil pra fazer.Eles devem estar pensando assim: "Meu amigo senador, não temos nada pra fazer.. vamos ferrar com os professores?" só podem estar pensando assim ¬¬'.Eu considero os professores como super heróis , porque só sendo assim mesmo pra fazer tudo isso.É como se fosse um "se vira nos 30".
    Espero que em um futuro bem próximo, os professores sejam valorizados e que tenham alguém que os defendam em brasília.
    Parabéns para os professores, que mesmo sob todas as circunstâncias ,
    continua a dar aulas excelentes.Não por causa do dinheiro ,mas sim ,pelo prazer em ensinar.

    ResponderExcluir
  49. Iasmim Fonseca. turma:2005
    Bom professora sinceramente para ser professor hoje em dia tem que ter muita coragem, tem q ter gosto pela profissão. Porque com o descaso para com esses profissionais tem aumentado a cada ano que passa.
    Então para aqueles que exercem a profissão ou para os que pretendem exercê-la resta dizer que se é isso que realmente querem, façam com amor. Porque ainda existem aqueles que valorizam o seu trabalho, aqueles que reconhecem que sem vocês não chegaríamos a lugar algum. E que sim, vocês fazem uma diferença enorme em nossas vidas!!!!!

    ResponderExcluir
  50. Andre Santana.Turma:1007
    Geralmente as pessoas falam para trabalhar naquilo qe vc realmente gosta. A senhora faz isso. Mas mesmo assim ñ qer dizer qe vai ser perfeito, a senhora sabe muito bem disso. O meu conselho, e qe a senhora deve fazer algumas perguntas. Como por exemplo:
    .Estou feliz com o qe eu faço?
    .Este trabalho me traz beneficios para a minha vida pessoal e espiritual?
    .Esta glorificando a Deus?
    .Cada vez +, estou ficando melhor ou pior?( em todos os sentidos )
    .A pressao do trabalho vai ate aonde eu possa aguentar?
    E outras perguntas qe pode vim na mente, pode lhe ajudar.Veja essas publicacoes g-2002 8/3 5-7 e g-2002 8/3 7-11 e lv-T cap.15
    E desculpe de ter tanta senhora, eu ñ sei se a senhora tem problema com isso, i foi mal de novo.

    ResponderExcluir
  51. Thaíza Santos - Turma: 2005

    Pra ser professor é preciso muito mais que um diploma e capacitação, é preciso ter amor ao seu trabalho, a sua função. E realmente quem não tem amor, quem não gosta do que faz, com certeza já desistiu. Pois para os professores que não gostam do que fazem, o que devia incentivar era o salário, mas nem isso acontece.
    Então professora, profissionais como a senhora são aqueles que merecem nosso reconhecimento e carinho, pois se entregam de corpo e alma a profissão, além de encarar o que for por seus alunos.
    Parábens Professora Juddy, a senhora faz a diferença.

    ResponderExcluir
  52. Raíra Rodrigues. Turma: 2005


    Sei bem como sofre uma professora, minha mãe é. Realmente é preciso ter paixão no que faz. Saber passar o que sabe, e conseguir aprender com o aluno, é uma dádiva. O professor não é mais respeitado como antigamente, tanto pelos alunos quanto a profissão em si. Esta é desvalorizada devido ao tratamento que as autoridades dão a classe. Não concordo com as situações criticas que os professores são submetidos, mas também não concordo em uma pessoa não trabalhar no que ama. Se essa é a sua paixão, a unica profissão que de fato a deixa feliz, não saia. Não adianta. Minha mãe largou por não se sentir valorizada no trabalho. Tem um novo emprego mas não é feliz com ele, reclama pelos cantos de saudade. Acredito que cada um deve fazer o que realmente gosta. Só assim será feliz, mesmo com todos os problemas que acontecem.Toda profissão tem os prós e os contras, nós só iremos conseguir segurar a barra se estivemos exercendo a NOSSA.

    ResponderExcluir
  53. Suzane Cavalcanti Turma:2005
    Realmente,além de ter os seus problemas ouvir o que os outros têm a dizer e se importar com isso,o que poucos fazem,é muito importante e como mais do que professora,amiga,você se importa com seus alunos!Obrigada por me ajudar cada vez mais a saber enfrentar o mundo neste ano de 2009.
    Beijos =)

    ResponderExcluir
  54. Todos tem que ter respeito pelo proximo tanto aluno como professor.Mas muitas vezes isso na pratica não acontece.Alguns professores trabalham por amor ,já outros,não sei o q pensam da vida e escolhem essa profissão por escolher.Professor ganha pouco e não é reconhecido como deveria ser.Concordo,porém,cada um tem q ter consciência do caminho q escolheu e tentar enfrentar as dificuldades lutando pelos seus direitos sem esquecer dos seus deveres.Pois muitos professores entram em greve e esquecem de quantas pessoas estão prejudicando.(Luana monteiro da silva turma 2005)

    ResponderExcluir
  55. Bem...acho que a resposta é "SER"! Afinal todas as profissões tem suas dificuldades, e nosso DEVER é superá-las, por mais difíceis que sejam :)

    Claro que quanto melhor for as condições, melhor é o ensino, o aprendizado do aluno e a trabalho do professor. Mas para que isso ocorra não basta só culpar o Estado, e sim fazer a sua parte, pois todos nós temos a nossa "culpinha", seja ela não levando um professor a sério, "matando" uma aula ou até mesmo atrapalhá-la (...e depois sair enventando desculpas e culpados).

    talvez falo bobeira, mas quanto talvez a paixão do estudar voltar, quem sabe a situação não melhore, quando o desejo do saber reviver, "quem sabe nè?"....."sei la"


    LUIS PEDRO 2005 (Professora, meu "pontinho"!:))

    ResponderExcluir
  56. Thaisa Machado. Turma: 1005

    Para mim, ser professor(a) é ser um super-herói. As vezes, nós alunos, chegamos em sala com um pouco de desanimo, até mesmo preguiça, mas encontramos pessoas incríveis, dispostas a se "entregar" aos alunos, dividindo experiencias e sabedoria. De fato, o estado ignora os nossos heróis; ignorando o bem que ele faz ao futuro do país, do mundo. Talvez seja ignorância todo esse desrespeito com Professores, talvez o Estado não tenha "vergonha na cara" ao afirmar que o salário é o apropriado; talvez o estado esqueça que vocês, professores, são pessoas normais, que sentem dor e possuem necessidade. Muitos professores seguem a sua profissão por "pura obrigação" ou por não ter como seguir outra carreira, já que abandonam os seus alunos ao entrarem em greves; já, eu, tenho orgulho de dizer que MEUS professores nunca fizeram nada do genero. Eu sinto orgulho em dizer, "sim, eu tenho aula com a Juddy", por a senhora ser essa pessoa maravilhosa, cheia de lições de vida e amor para dar aos alunos. A sua alegria, muitas vezes, me deixa feliz.
    *Para mim, ser professor requer muito mais do que um simples diploma afirmando que você se formou em pedagogia; para mim, ser professor requer muito amor e força de vontade, para chegar em uma sala com 40 alunos, ou mais, e falar, explicar, conversar, ser amigo ... ser professor é saber amar, é s aber a criar pessoas prontas para o futuro, pessoas dignas, honestas, e felizes.
    Eu, Thaisa Machado, lhe dou parabéns, professora Juddy, por ser quem és. Uma ótima amiga, uma ótima professora.

    ResponderExcluir
  57. Leonardo Guerreiro (1008)

    A questão de ser ou não ser é muito complexa, porque acho que as pessoas devem fazer aquilo que gostam, como acredito eu, qe muitos professores estão ali porque gostam, até porque é um trabalho nao muito valorizado, mas de extrema importancia, porque sem cada um deles, hoje nenhum de nós, até mesmo os professores, não saberíamos nem escrever, entao quando se gosta, acho que temos que enfrentar os nossos problemas apesar de tudo, porque quando queremos algo, basta acreditar e persistir que conseguimos.. entao fica ai a minha humilde opinião, e eu até ja tive vontade de ser professor, mas hoje em dia, nao mais haha *-*

    ResponderExcluir
  58. Sylvia Pinto - Turma: 2005

    É relativo! Eu responderia ‘ser’ se, e somente se, houver um gosto, prazer por essa profissão mesmo sabendo de tudo isso que um professor tem que passar. Ou também se a pessoa achar que pode fazer a diferença. Eu acredito que quando queremos algo de verdade, vamos até o fim, não importam os empecilhos que iremos encontrar pelo caminho.
    A maneira como um professor é tratado, realmente é uma injustiça, uma falta de compreensão! A sociedade atual age somente pensando em seu bem estar e não param para se colocar no lugar do próximo. E o estado só se preocupa com coisas que são consideradas inúteis perto de tantas outras importantes que ele poderia se preocupar!
    Mas eu acho que quem escolhe essa profissão tem uma noção do quanto é difícil. Claro que pode acontecer de ela achar mais difícil do que imaginava. =D
    A resposta seria ‘não ser’ por um simples motivo: Se não houver de verdade uma paixão pela profissão ou se achar que ser professor não é tão difícil assim...

    ResponderExcluir
  59. Paty Arcosy 2005 ano 2009

    Bom é uma profissão que admiro muito, minha mãe é professora apesar de não exercer a profissão, ela foi minha primeira professora, foi quem me ensinou a ler e escrever...
    Adimito que eu pensava em ser professora de matemática...Mas vendo o que os professores passam não só com os slunos mas sim de um modo geral e ouvindo preofessoras falarem para mim que eu ñ merecia isso, para mim pensar melhor...Acabei desistindo e resolvendo fazer engenharia...
    Mas sei que os professores merecem concidferação e agradecimento de todos nã só dos que foram, são ou serão seus alunos...E sim de toda a sociedade, por ajudarem a formar uma sociedade e um mundo melhor para se viver, mesmo passado por tudo que passam sempre estão ali para ajudar aos seus alunos seja como for...!
    Mesmo eu tendo desistido de exercer está profissão gosto muito de ajudar e ensinar o que eu sei as pessoa...Acredito que todos seremos alunos e professores( de algum modo ensinamos o que sabemos à outras pessoas ) eternamente !!
    Por isso o professor deve ser valorizado e recompensado( pelos alunos com repeito, carinho e atenção, pelos gorvenadores com melhores salários e condições de trabalhos!!) pelo lindo trabalho que exercem...!!
    Obrigado a todos os Professores!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  60. Michele Reis
    T:1005

    É difícil afirmar “ser ou não ser professor”,porque tem dois lados em relação à isso. Um é o lado ruim,em que o professor é desrespeitado,não só pelo estado,pelos alunos,pela própria escola e etc,
    ganhando pouco,não sendo valorizado e ate desmoralizado.
    O outro é o lado bom,em que o professor forma cidadães para o mundo,forma pessoas com caráter,ensinam não só a matéria da escola,mas ensinam também a matéria da vida,falando sobre suas experiências,contando suas histórias e ensinando que os professores não são apenas educadores,mas também são nossos amigos.

    ResponderExcluir
  61. Michele Reis
    Turma:1005

    É difícil afirmar “ser ou não ser professor”,porque tem dois lados em relação à isso. Um é o lado ruim,em que o professor é desrespeitado,não só pelo estado,pelos alunos,pela própria escola e etc,
    ganhando pouco,não sendo valorizado e ate desmoralizado.
    O outro é o lado bom,em que o professor forma cidadães para o mundo,forma pessoas com caráter,ensinam não só a matéria da escola,mas ensinam também a matéria da vida,falando sobre suas experiências,contando suas histórias e ensinando que os professores não são apenas educadores,mas também são nossos amigos.

    ResponderExcluir
  62. MONIQUE RAMOS - 1008

    Bom,Professora...

    "Ser professor é professar a fé e a certeza de
    que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
    pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

    Ser professor é consumir horas e horas pensando
    em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
    todos os dias, a cada dia é única e original...

    Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
    diante da reação da turma, transformar o cansaço
    numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

    Ser professor é importar-se com o outro numa
    dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
    necessita de atenção, amor e cuidado.

    Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
    sem sair do espetáculo".
    Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
    o aluno caminhe com seus próprios pés..."

    E a senhora realmente é Professora,
    faz a diferença e faz com amor!
    Não desista!

    Muiiito obrigada pela atenção, carinho e dedicação de sempre :)

    ResponderExcluir
  63. Realmente,é um absurdo,um descaso,como já foi dito...
    Patética,essa história de controlar os professores e alunos,enquanto falta condições na segurança e na saude,além na educação mesmo,ao invés dessas máquinas,seria muito melhor um aumento no salário dos professores...
    Enfim,vocês não estão sozinhos²
    Pois nós sabemos que vocês ensinam de todo o coração e dedicação.

    Cecilia - Turma 2006

    ResponderExcluir
  64. Paulo Silva - Turma: 2004

    Eu acho isso inadmissível o que fazem com os professores. Eles estão no colégio para passar todo o seu conhecimento que obeteve durante toda a sua carreira estudantil, essa é uma das principais funções de um professor e vê que todo o seu esforço durante longos anos deu certo e 'formou' mais um ser humano(aluno)perante a sociedade. Um professor é que faz brotar ideias onde antes só havia uma. Um professor se liga a eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a influência. Por isso professora Juddy, espero que todo o seu trabalho valha a pena e que toda a sua dedicação se faça a vigor. Obrigado por tudo!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  65. Jéssica Carrano - Turma 1008

    Essa abordagem é muito interessante, e muito complexa. Professor deve ser respeitado,sem dúvida alguma. Um profissional de extrema importância na construção de saberes e valores na sociedade.

    ResponderExcluir
  66. Além de ser um professor

    A vida possui um fenômeno de ser uma escola e fazer com que a mesma pessoa seja aluno e professor, só que muitas vezes não conseguimos perceber o nosso papel na sociedade. Podemos julgar já saber tudo ou então não saber o suficiente, mesmo passando por adversidades em nossa jornada na Terra. Conseguimos nos adaptar as condições que nos parece favorável e nos desenvolvemos e impulsionamos a nossa criatividade.
    Todos nós somos seres minúsculos com a capacidade de pensar, só que esse ser pode crescer, e ao mesmo tempo em que isso acontece precisamos evoluir o nosso raciocínio para poder viver fases da vida que não podem ser puladas. Para chegar até aí possuímos intermediários que fazem toda a diferença na nossa caminhada. Primeiro encontramos aqueles que querem nos proteger e nos amar por toda a vida, aqueles para quem demos o primeiro olhar e sorriso, os que ajudam a formar a nossa personalidade e que acredita em nosso potencial: os pais. O segundo é aquele que pode ser passageiro, mas que nunca esquecemos a sua palavra, aquele em que no começo sentimos receio em confiar, porém, basta segundos para nos conquistar, aquele que tem um papel de ensinar o que lhe é pago para podermos nos desenvolver, no entanto, oferece mais do que lhe é cabível com toda a sua dedicação: o professor.
    No entanto acreditar que é fácil ser professor é querer se iludir em uma realidade evidente aos nossos olhos. Não só basta ter conteúdo didático, precisa moldar – se uma pessoa, pois quem disse que criar uma personalidade é fácil? E nunca devemos esquecer que os filhos são os reflexos dos pais. Por isso ensinar é acreditar que não só o aluno, como todos nós temos o potencial de seguir a vida de maneira independente, lembrando que em todo começo recebemos uma ajuda dos que mais tarde se tornarão indispensáveis para a nossa existência.

    Lucia Dias - Turma: 1005

    ResponderExcluir
  67. Thais Lima - 1008

    Creio eu que há anos atrás, o professor, era uma figura de respeito. É triste ver como hoje eles são desvalorizados pelos alunos, pelo governo, pela população.
    Uma profissão que é indispensável na formação do caráter de uma pessoa, que tratam como se fosse um papel pequeno e medíocre.
    Acho que o que todos precisam é de respeito para com os professores, pois sem eles, você não poderia tá lendo meu post, não poderia conseguir um bom emprego.
    As pessoas que um ser deve ser grato na vida são: DEUS, os pais e os professores que te ensinaram a viver, a ser o que você é hoje.
    Então, NUNCA diminua quem diz que quer ser professor um dia, pois é ele que tratará da educação dos seus filhos, netos..

    Bom, essa é minha opinião.
    Thatá ;*

    ResponderExcluir
  68. Raíra Rodrigues . Turma: 2005

    Professora Juddy, eu entendo perfeitamente as dificuldades que um professor passa. Minha mãe é uma, mas é da rede particular. Porém, são os mesmos tratamentos desrespeitosos. Tanto dos pais quanto, da própria direção. Não há diferença relevante da rede privada e publica, no modo de como valorizar um professor. Por esse motivo minha mãe resolveu mudar de profissão. Mas mesmo fazendo isso, continua infeliz no seu lado profissional. Ela morre de saudades de dar aula. Vive reclamando. Enfim, eu acredito que a gente deve fazer o que gosta. Se for pra aturar os 'contras' de uma profissão, só aturando os da NOSSA. Aquela que amamos, e queremos seguir pro resto da vida. De que adianta, procurar outro emprego, e não ser feliz? Pelo menos sendo professora, a senhora estará fazendo o que realmente sabe, e quer fazer. Aguentando as dificuldades, pois faz o que ama. A não ser que tenha outra profissão, que goste de verdade e queira seguir...

    ResponderExcluir
  69. Como a Fernanda da 2005 disse: "...em vez do estado tentar nos colocar numa prisão..." elle teria msm é que investir na nossa educação!
    Por que fazer uma cartão eletrônico para nos controlar e controlar os professores é a pior coisa que eles inventaram !

    Além do mais não sei se vcs sabem, mais se vc tentar passar aquele cartão em um horario que nao seja de 12:00 a 13:00 elle fica bloqueado e com uma mensagem ma maquininha "Vai pra escolaa". Isso0o é rídiculo que o estado está fazendo !

    E quanto a Ser professor ou nao? Na minha opinião a senhora teria que lutar com todas as forças junto com os alunos que querem mudar isso, por que todos unidos jamais serão vencidos !
    Pode contar com a minha ajuda professora!

    Acho que também deveria partir não só da senhora, mais de todos os outros professores do HM que nao querem dar a cara a tapas!

    Por q se todos estivessem juntos mesmo concerteza o numero de alunos q ue estariam nessa briga seria 100 vezes maior !

    Só sei que se tiver q protestar q brigar eu to dentro e que nao desistirei de lutar por uma coisa que é dever nosso cobrar !

    Um Beijo .

    Daniel Corrêa - Turma: 2004

    ResponderExcluir
  70. Bom professora, realmente acho um descaso com os professores essa história
    de controle pelo computador e etc. Chega a ser absurdo a desmoralização que um
    professor ganha hoje em dia, seja da escola ou por parte dos alunos,
    mas é o mundo de hoje, e quem muda isso somos nós mesmos, alunos e professores.
    Como dito, Vocês (Professores) não estão sozinhos. [+1]

    Gabriel Santos -Turma: 2006

    ResponderExcluir
  71. Jéssica Silva - 2004

    Atualmente, fala-se muito em se investir em educação. Falar... até papagaio fala! Agora, fazer que é o difícil, né? O estado tem dinheiro pra comprar máquinas que controlam nossos horarios (tanto de alunos, quanto professores) e tem dinheiro pra comprar esses computadores, que só servem de enfeite pras salas de aula ¬¬ Agora, ao invés disso, por que não se investe na qualificação do professor? Para "aumentar o nível" dos professores da rede estadual, como dizem, um aumento salarial, e algumas horas livres para a melhor qualificação do mesmo, não ficaria nada mal!

    Eu acho que os professores não deveriam se deixar abater pelos comentários alheios. Afinal, ainda têm muita gente que valoriza o trabalho dele.

    Xoxo ;*

    ResponderExcluir
  72. -DESABAFO !

    Docentes ensinam ?
    Não ! Eles arrajam modos do próprio soldado descobrir
    Criam situações ... (Perito)
    Movidos quase sempre como fantoches, inrracionais, artifíciais
    Todavia, São humanos
    Assim como vocês (Poderosos Farsantes)
    São "a Personalidade" !
    De um infinito mundo imaginário dos ofícios (Base)
    Seduzem os Sábios
    e faz pensar que jamais iram cair
    Protagonizadores da educação
    Exigido a bailar conforme a dança
    E mesmo a Essa Situação batalham para superar enigmas...
    Estrelas Maiores... Luz...
    Conhecedores que forma e informa
    Estrelas Maiores, precisamos disso
    Desse fervor descrito como Dedicação
    Não é mágica não, nem mera missão
    É caractéristica dos Artistas Anônimos
    Anseiam Respeito
    Respeito comparado a um lampião,
    dando visão para cada amanhecer
    Possa desempenhar à arte de ser PROFESSOR !

    (Didicado a Todos Os Educadores)

    ✖ PAULO SANTOS - 1OO5 ✖

    ResponderExcluir
  73. Bom professora Juddy eu também sou totalmente contra essse método do Estado de querer controlar os professores;porque eles mesmos não sabem responder como o professor vai estar em dois lugares ao mesmo tempo.Justamente um trabalho tão importante como esse:ser professor; que deveria ser apoiado e acima de tudo valorizado,não é.Mas o que nunca devemos perder é a ESPERANÇA,pra mim quem "luta" sempre alcança,nem o mínimo que seja.
    (Tayana Martim T:2006)

    ResponderExcluir
  74. Taís Macedo 1008
    Hoje em dia o educador(professor)está muito desvalorizado!!!
    Não só pelas autoridades públicas. Mas pela própria sociedade!!
    Não se tem mais respeito a pessoa que nos e ensina a ler e a escrever!!!
    Isso tem que mudar!!
    E tem que começar pela sociedade!
    Pois é através da educação que se tem um mundo melhor!!

    ResponderExcluir
  75. Ygor Santos 1007
    O governo não dá muita atenção para os profissionais da área da educação,
    então ser professor no brasil tá muito díficil, mas se você gosta da área vá enfrente. E Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  76. caroline vasconcelos-1008
    eu acho uma pouca vergonha o não reconhecimento dos professores afinal são eles que nos ensinam a maioria das coisas q aprendemos na vida. Apesar disso deve haver uma grande satisfação para os professores em ensinar,porem, não sei se compença as humilhações que os professores passam

    ResponderExcluir
  77. Realmente acho q a profissão professor é vista com descaso
    por algumas pessoas, muita gente acha q prof ganha muito bem e q reclama de "barriga cheia", mas nem todo mundo vê assim, eu por exemplo acho ser prof exige muito, n só saber o q vai ensinar, mas como ensinar ,saber como agir com cada aluno( e isso a prof Juddy sabe muito bem), etc.
    Resumindo ser prof n é pra qualquer um,tem q ter muita paciencia, eu por exemplo n serviria pra esse cargo. rsrs.
    Mas acho q n devemos dessistir,ás vezes vemos jornal na TV, só coisa ruim e pensamos q esse mundo n tem mais jeito, mas como a senhora msm passa para os alunos, n devemos dessistir e sim fazermos cada um a sua parte para um Better World.
    E tenho certeza q nós alunos do Estaremos sempre com a senhora.
    Bjos!
    [Débora Cunha/turma 1007/2009]

    ResponderExcluir
  78. iago almeida turma:1008
    não entendo a desvalorização do professor na sociedade em que vivemos,pois somos um país pobre deviamos dar mais atenção a educação de nosso país que é o futuro.mas infelizmente essa é a nossa realidade até os médicos estão sendo desvalorizados. mas temos que erguer a cabeça e seguir em frente como bons brasileiros...força professora;

    ResponderExcluir
  79. Hoje no Brasil ser professor tem que gostar muito no que faz apesar de tudo de ruim que acontecer,muitos desistem pois não aguentam o descaso.
    Mas acho sim que as pessoas gostam se ser professor como toda profissão tem o seu lado bom e ruim,para muitos professores para nós alunos o lado bom supera tudo do lado ruim.
    (Raquel Ramos T:2006)

    ResponderExcluir
  80. Talita Soares. (1007)

    -
    O descaso, desrespeito, com o professor já passou dos limites! Até quando os educadores do Brasil vão ser humilhados pelo governo com esse salário medíocre? Até quando vamos ver nos jornais que aluno agride professor em colégio? Pelo amor de DEUS. Será que a pessoa precisa virar um assassino, um assaltante pra ser respeitado na sociedade? Porque é isso que parece.
    Acho que a única palavra que resolveria todos os problemas de um professor seria RESPEITO com a profissão. Pois nós vemos que não é fácil, estar na frente de uma turma. Bom, essa é minha Opinião. ;*

    ResponderExcluir
  81. Bom, o que é ser professor? Não é somente ganhar um diploma e da matemática, história ou física, é muito mais que isso, são vocês que nos educam não só pra vida profissional, mas pra vida pessoal também, nos faz tornar pessoas de bom caráter. Essa profissão que tão linda e tão desvalorizada, isso é um absurdo.
    Como o governo quer falar da educação do nosso país se eles não dão um salário digno e um respeito que vocês merecem.
    Em particular a senhora professora Juddy, nós do colégio temos que agradecer por temos você como nossa professora, não só por ensinar inglês, mas por ensinar a como se uma pessoa integra como à senhora. Que Jesus ilumine a senhora e que nada faça você desistir de disso e de educadores como você que podemos melhorar a educação do nosso país.
    Larissa Silva - Turma:1005

    ResponderExcluir
  82. PRISCILA MULLER 1007/2009

    O professor não é só nossos professores,eles também são nossos amigos,conselheiros,educadores... afinal elesfazem parte da formação do nosso caráter.
    O professor é uma das pessoas que vc mais fala... quando chego em casa já falo logo dos meus professores das aulas...claro tem sempre aqueles que pegam mais nos nossos pés, mais todos fazem arte da nossa vida...
    Alguns alunos não valoriza os nossos mestres...pô já chega o governo que não está nem aí p/ os nossos professores...galera vamos dar valor aos nossos mestres...um dia todos nós vamos nos lembrar do que aprendemos com eles...
    beijooos prof. querida é isso aí que eu penso!!!!

    ResponderExcluir
  83. - Adriane Ribeiro Turma -> 1007

    Sabe, eu não acho que ser professor eh visto com desvalorização, bom,pelo menos para as pessoas que realmente tem consciência que a educação, sempre eh a melhor saída. Acho que talvez, vcs devem ser meio que esquecidos, ou melhor a educação meio que esquecida. Sempre vejo todas as autoridades públicas dizerem o qto educação eh importante,mas não fazem isso valer, não se importam em dar melhorias para qm passa todo esse conhecimento, qm esta conosco diariamente nos ensinando tanto. ")
    Educação mtas vezes eh apenas vista como: português, matemática, geografia...o conhecimento 'natural', obtido com os estudos. Vcs profºs representam mto mas que isso, nos ensinam lições de vida, vcs se tornam especiais em nossas vidas pra sempre. Eh por isso que acho que vcs não podem desistir de algo que nos corações de vcs estão: essa vontade de nos ensinar de tudo. Dizem que o futuro desse país esta nas nossas mãos, profª está na da senhora tbm, eh com vc que aprendo, com vc e todos que a nós mtas informações passam.

    Bjo profª =)

    ResponderExcluir
  84. Daniela Sant' Anna - 2005
    -
    Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos.Um único professor deve obter muita , sendo que isso não é tudo, existem mais inúmeras coisas que ele precisa, como paciência, criatividade, humildade, carisma, domino próprio e de público, etc. etc. etc."Ser profissional hoje é principalmente saber, todo dia, renovar a profissão". Acredito que nenhum comentário precisa ser feito, pois essa frase diz tudo.

    ResponderExcluir
  85. Bom , ao meu ponto de vista a única pessoa que pode responder essa questao sãos voces mesmos , os próprios professores , cabe a vocÊs se perguntarem se esse esforço equivale ao seu nível de satisfaçao .
    Nao venho aqui com a intençao de formar opinioes , mas quero dizer que o importante é o professor nunca perder o seu valor, pois de uma maneira análoga ele é o material escolar mais completo do nosso dia-a dia , que está sempre buscando o nosso aperfeiçoamento . Ou seja , toda profissão tem sua dificuldades mas acredito que quem tem o prazer de ser um educador irá vencer isso de uma maneira viável ,e se for preciso , reinvidicar a adoção de políticas públicas educacionais para a valorização dos trabalhadores em educação, o resgate da auto-estima desses profissionais e a melhoria da qualidade do ensino público,eles o farão .
    Logo acredito , que ser professor é ensinar e aprender com essa juventude aspirando por um futuro melhor . =D

    Natália Keher T:1005 ANO:2009

    ResponderExcluir
  86. Tabatha Almeida- 1007
    eu acho q ser professor é dificil, pois passam por muita coisa para tentar nos inspirar e nos envolver nas aulas. Para mim os professores são os nossos verdadeiros herois, porque ñ é qualquer um q tem coragem de ir em uma sala de aula e nos ajudar a lutar pelo nosso futuro, por uma vida melhor e paralelo a isso ser tratado como mais um qualquer, sem valor, acho isso super errado que se eles ñ se enteressassem pela gente quem se enteressaria??? digo que ñ seria o governo e muito menos a sociedade. E por causa de vcs professores podemos ter a chance de ter um futuro melhor!

    ResponderExcluir
  87. Tabatha Oliveira - 1007

    acho que vcs professores enfrentam uma batalha muito grande por fazerem o que fazem. Sem vcs como ficariamos?? quem seria nossos herois???? quem nos ajudaria trilhar nosso futuro?? Ninguém! Vcs são os nossos maiores exemplos,então porquê tanta injustiça ?????? Digo q por inveja, pq quem é q teve coragem de entrar em uma sala de aula e nos "enfrentar",nos mostrar o futuro, e fazer de tudo para q nossa vida seja melhor no futuro, quem?? ninguem nem o governo e nem muito menos a sociedade, pq enquanto tem um remando pra frente tem 200 remando pra atrás. Por isso a profissão PROFESSOR é importante, pois vcs fazem a diferença e que diferença, professora!!!
    Obrigada por vcs, professores, mesmo q com todos os perrengues q vcs passam, e mesmo assim ñ são valorizado, ñ desistirem dá gente!
    se o país está nas mãos dos jovens do amanha saiba q isso se deve por culpa de vcs!
    para muitos os professores são apenas mais um chato na sala de aula mais ora mim vcs são muiito mais q isso!

    obrigada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  88. Graciele Santos Turma:1007

    Eu valorizo essa profissão,agradeço muito cada professor que tive, e que me ensinaram muitas coisas,não só as matérias,porque ser professor é muito mais do que isso.O professor também nos prepara para o futuro,nos dão lições de vida. Não entendo porque essa desvalorização com os professores.Acho que a senhora deve continuar,e assim continuar fazendo diferença na vida de cada aluno.
    Bjs

    ResponderExcluir
  89. A questão é justamente ser. Tudo começa quando na infância, adolescência ou até mesmo por influência de terceiros, descobre-se o dom de transmitir conhecimento. Se em certo momento da vida, tem-se a certeza de que lecionar é realmente o que se quer, antes de qualquer decisão, como em qualquer outra profissão, basta pesquisar o mercado de trabalho e as condições daquela determinada profissão perante a sociedade. Se for realmente o que você ama, e tem plena consciência de tudo o que vai passar, desde o desrespeito de certos alunos e salários baixos, até a falta de reconhecimento da sociedade, então siga em frente! Sem sombra de dúvidas, o professor é a grande carta do baralho da sociedade, pois é formador de sonhos, caráter, personalidade e educação! O reconhecimento vem com o tempo, com o merecimento, então, lute por seus direitos, dê o melhor pra si e para os alunos, pois são quem jamais vão esquecer de quem realmente são.

    beijo, suzysouza 2005.

    ResponderExcluir
  90. Izabelle Lima 1007
    Parece que tudo está contra os professores...
    Porém se eles desistirem vai fazer aquilo que o o governo,que o mundo está querendo,fazer pessoas burras e fácil de mandar.
    os professores são a única esperança para podermos mudar o mundo,pois só com a educação faremos um futuro melhor...
    Sei que é dificil dá vontade de desistir...
    porém NÃO DESISTA,precisamos de vcs!!!
    Ser ou não ser professor?
    SER

    ResponderExcluir
  91. JOANA PARDAL -2006

    No Brasil atual a desvalorização do professor é incomensurável e incompreensível.A parte da infra-estrutura que na verdade deveria ser o mais remunerado é a educação pois, todos os futuros trabalhadores estudarão e precisam ter uma base. A educação é a base de uma sociedade, se você tem uma educação com um investimento legal e uma boa infra-estrutura é bem provável que o país vá pra frente, com profissionais qualificados e com uma boa base igualmente não tem porque o país não melhorar sua qualidade de vida. Se um professor fosse tratado como deveria e não como se estivesse fazendo favor, muitas outras pessoas deixariam de engressar em outras carreiras e seriam professor, mas desistem pelo grando descaso.E como já disse anteriormente, deveria ser a coisa melhor valorizada, pois é dali que sai toda a base da educação de um estudante.

    ResponderExcluir
  92. David Simões turma 1005

    É difícil afirmar "ser ou não ser professor " pois tem dois lados na sociedade aquele que diz que o professor só é pago para ensinar o aluno e já o outro é o que diz que o professor não precisa gastar sua garganta gritando com os mesmos, já no HM os professores não só te explica a matéria como te faz entender e te apronta para a sociedade e não é só isso os professores não são máquinas pelo contrário eles são cidadãos então é porisso que é difícil dizer "ser ou não ser professor" como o nosso amigo felipe escreveu:
    Acho um descaso do estado para com os professores, pois muitos professores se sacrificam para fazer com que alunos nao so do HM mas de outras escolas aprendam e sejam capazes de proseguir na vida como cidadãos.
    A profissão de professor deveria ser considerada uma das mais importantes pois e eles quem nos ensinam , não so materias mas nos ensinam a viver , a sermos pessoas de bem.
    O salário que e pago ao professor e uma micharia , quem mal da para sustentar a si próprio e a sua família.
    O estado deveria dar uma assistência melhor ao professor, um salário mais digno. Enquanto deputados recebem milhões e milhões de reais os professores teêm de se sujeitar a mizeria !
    Um dia talvez o estado de mais valor aos profissionais que são os professores e percebam que sem eles o mundo nao seria nada !

    ResponderExcluir
  93. Amanda Oliveira - 200613 de novembro de 2009 às 20:22

    Escolher a profissão de professor hoje em dia é muito dificil , pois os mesmos não têm nenhum estimulo das autoridades para com eles .
    a Educação no nosso país esta em ultimo lugar para as autoridades , muitos desses professores de desestimulam a dar aula e vão levando como dar porém existem outros que ainda acredita e corre atrás pois amam o que fazem .No meu caso não seria professora não só por não ter o dom de lessionar mas tbm pelo que vejo a desvalorização do proficional dessa área e muito grande isso precisa mudar . Pois sem a Educação e sem eles nunca conseguiremos alcançar nossos objetivos de seguir uma carreira bem sucedida seja na engenharia , arquitetura ,Pscologia ... enfim seja qual for a carreira pretendida precisamos desses profissionais e sem a valorização deles isso será impossivel cada vez mais .

    ResponderExcluir
  94. Anderson Carvalho turma 1005 1° ano

    Essa é a verdadeira vida do professor, não importa o que aconteça, o professor é sempre o responsável, mesmo que tudo indique que a culpa é do aluno, sempre quem arca com as consequencias é o coitado do professor, mas mesmo assim o professor é umas das principais figuras na formação da educação de uma criança ou no aprendizado de qualquer aluno, querendo ou não todos precisam do professor, pois é aquele que te coloca no caminho certo.Ser ou não ser professor? não precisa pensar duas vezes para responder, é claro que ser.

    ResponderExcluir
  95. Juliana Rosa - 1007 =)
    Nós alunos muitas vezes não temos conta da tamanha dificuldade que sofre um professor.Não só pelo fato de receber um mísero salário,mas também pelas precárias condições em que muitas escolas se encontram,pelos desaforos ouvidos por alunos sem educação e respeito pelo próximo,independente de sua idade ou sexo! Os professores tem o direito de serem reconhecidos,não só pelo o que fazem,mas também como fazem.Na minha opinião,ao escolher a profissão:Professor,nenhuma pessoa que a exerce hoje em dia,imaginaria que ser professor lhe daria tantos problemas,tantas consequências.
    Nossos professores devem ser respeitados,devem ser vistos como ser humano,como pessoas que apesar de serem uma autoridade dentro de uma sala de aula,tem sentimentos,sentem dor,ficam tristes,precisam se alimentar,precisar se divertir! Temos que ter respeito por eles,eles merecem a nossa atenção,a nossa compreenção,o nosso carinho,o nosso amor ;)
    Só tenho a AGRADECER por vocês professores,que por mais das tamanhas dificuldades, ficam do nosso lado na medida do possível,e nos respeitam além de tudo .. reespeito todos eles!
    Ser ou não ser professor ? Ser sim,mas lutadando pelos seus direitos,pois vocês merecem.
    Beijos (:

    ResponderExcluir
  96. Daiane Donna Turma: 2005

    Fico indignada pela desvalorização ao professor hoje em dia, uma profissão que era tempos atrás deseijada por muitos, agora é tratada com indiferença e até mesmo desprezada pelos jovens.
    O Estado como sempre, cego,surdo e mudo implanta idéias totalmente desnecessárias visando somente seus interesses e esquecendo de colocar em prática, suas falsas promessas de "acrescimos" no salário dos mestres.
    Professores são cobrados em cada passo dado, obrigados a saber de tudo e nunca errar. Eles são pessoas normais , tem filhos para educar, um lar para cuidar, e é claro problemas como nós.
    Adimiro todos os professores pois creio que ensinar é um acto de amor, uma pessoa tem que ter paixão em dar aula. Vejo que existem profissões que são muito nobres, mas esta tem de ser levada com rigor e muita competência. Pois professores tem de lidar com a preparação de gente jovem, a dar-lhes as ferramentas para vida.
    Eu acredito que um dia esse desrespeito, essa falta de sensibilidade e desvalorização acabe, pois se um dia desistirmos de ter esperança e de sonhar, esse sim será o fim de tudo.
    Digo bem alto Ser

    bjs

    ResponderExcluir
  97. Maiara Galvão t:1007 Ano:2009 Ser professor e uma profissão gratificante e muito bonita! Pena q o estado n veja com esses olhos! Mas professora n seja por isso,continue com essa tão importante profissão,pois todos nos te amamos muito e te valorizamos muito! A senhora vai ficar marcada em nossa vidas... BJSSS

    ResponderExcluir
  98. Dener Balbino - 1005

    Por mais que doa essa é a realidade do povo brasileiro. Nosso governo não tem respeito por nenhum de nós. Todo mundo já diz que para o desenvolvimento do país basta principalmente investir na educação, mas é claro que isso não está sendo feito com os devidos cuidados.
    E infelizmente nossos professores passam por esses tipos de sofrimento. Mas é importante que se mantenham na luta, como foi ensinado pela senhora Juddy e pelos outros professores, não podemos esperar que a solução caía do céu. Claro que para gente foi mais fácil, mas eu acredito vocês um dia mudem esse quadro.

    ResponderExcluir
  99. George Bezerra- 1005

    Ser professor
    é ser trabalhador
    é ser um lutador
    sem ter medo da dor

    O papel do professor
    é ajudar e ensinar
    mas se você não cooperar
    ele não vai lhe salvar

    A vida do professor não é fácil
    nem pense que é moleza
    se ele não é hábil
    o tempo voa que é uma beleza

    Seu salário não é bom
    e ainda querem diminuir
    parece que querem vê-lo no chão
    mas de cabeça erguida ele segue sem cair

    Professora eu fiz esse pequeno poema pra mostrar que apesar das dificuldades, vocês ainda conseguem fazer seu trabalho. Pra mim outro nome sem ser "professor", daria o nome de "herói", porque apesar dos conflitos que vocês aguentam todos os dias, ainda conseguem fazer seu trabalho de cabeça erguida.

    Beijos professora, e que você continue com seu belo trabalho, que prometo que meu papel de aluno será feito!!!

    ResponderExcluir
  100. Ana Paula Barbosa Turma: 1005

    Eu dou muita importância aos professores. Se não fosse por eles a educação não chegaria nem na metade que está, por mais que digam que é péssima. Na minha opinião, eles deveriam ser muito valorizados, por tudo que fazem por nós alunos, além de ensinar têm que aguentar alunos sem educação. Os professores são comos nossos próprios pais, que nos ensinam tudo. Mas é a pura realidade do Brasil... quem sabe um dia isso tudo melhora.

    SER.

    ResponderExcluir
  101. Polianna Caetano | Turma 1007

    Não podemos desvalorizar as pessoas quem mais nos ensinam e incentivam nos estudos, na vida.. Porque sem vocês, professores, como saberiamos (resumidamente) quem descobriu o Brasil? ou o que significa a frase What is your name? e também as novas descobertas para que no futuro possamos ser alguém, porque sem os estudos nós não somos nada.

    ResponderExcluir
  102. Jonas Rodrigues T: 1005
    `
    Ser professor é mais do que uma profissão.É a arte de ensinar.É o dom de preparar cidadãos para uma sociedade.
    Pra ser professor tem que ter ousadia e coragem.
    Os verdadeiros Professores sabem o que é isso.
    Passam por diversas necessidades
    do cotidiano, não podendo levar seus problemas pra dentro de sala, e ainda tentam preparar uma aula produtiva e ao mesmo tempo dinâmica!

    Meus parabéns a esses Profissionais dedicados.

    ResponderExcluir
  103. Jonas Rodrigues T: 1005
    `
    Ser professor é mais do que uma profissão.É a arte de ensinar.É o dom de preparar cidadãos para uma sociedade.
    Pra ser professor tem que ter ousadia e coragem.
    Os verdadeiros Professores sabem o que é isso.
    Passam por diversas necessidades
    do cotidiano, não podendo levar seus problemas pra dentro de sala, tentam preparar uma aula produtiva e ao mesmo tempo dinâmica!

    Meus parabéns a esses Profissionais dedicados.

    ResponderExcluir
  104. Bárbara - 1007

    O professor hoje em dia infelizmente não é valorizado.Não tem valor moral e nem financeiro perante a sociedade.E por ser uma profissão tão nobre, o correto seria ter extremo valor, porque todas as outras profissões depende dos mestres para se formar.Muitos alunos não tem apoio, incentivo de seus próprios familiares e acabam encontrando esse apoio nos professores.Admiro muito essa profissão. Acho que a senhora deve continuar, continuar fazendo a diferença na vida de cada um de nós alunos.Não desista professora .
    Beijos !!

    ResponderExcluir
  105. Carlla Bindi Turma:2005

    Realmente o alto descado das autoridades para com os professores é ultrajante.
    Em virtude de amor a profissão, muitos permanessem lecionando, ou até mesmo por falta de opção. A verdade é que todos queriam uma vida de renda alta e estável, o que não é o caso de uma pessoa que é apenas professor, já que o salário é vergonhoso. Enquanto o investimento em educação não fluir de maneira mais ampla, não só em educação mais em muitos outros setores, o país só tende a piorar deixando sua população a deriva.

    ResponderExcluir
  106. Carlla Bindi Turma:2005

    Realmente o alto descado das autoridades para com os professores é ultrajante.
    Em virtude de amor a profissão, muitos permanessem lecionando, ou até mesmo por falta de opção. A verdade é que todos queriam uma vida de renda alta e estável, o que não é o caso de uma pessoa que é apenas professor, já que o salário é vergonhoso. Enquanto o investimento em educação não fluir de maneira mais ampla, não só em educação mais em muitos outros setores, o país só tende a piorar deixando sua população a deriva.

    ResponderExcluir
  107. Este é um tema que nos faz refletir , pois ser professor é uma profissão gratificante para quem ensina , e ao mesmo tempo o educador sente-se largado pela sociedade , e que na verdade infelizmente é isso , a educação do Brasil ainda é muito precária ,falta bastante para que nossos alunos saiam do cólegio realmente formados , em termos intelectuais e não somente em pessoa ,com tão poucos recursos o profissional da área de educação acaba vendo-se de mãos atadas fazendo muitas das vezes como diria o ditado popular " Fazer das tripas Coração " , uns acabam realmente desistindo , mais a aqueles que amam muito a sua profissão e acreditam num futuro promissor, outros ficam e dão o melhor de si
    Ser professor não é fácil , mais enquanto houver pessoas , profissionais que acreditam na educação mesmo com as dificuldades ,teremos os nossos queridos professores
    Uma mensagem para todos os professores de nosso Brasil : Continuem lutando pelas nossas crianças e adolescentes e até adultos , são profissionais como vocês que fazem a diferença , queridos mestres não desistam ! a figura de um professor vai além do que se possa imaginar ,formar pessoas capazes de se auto impor e com autonomia intelectual para questionar e fazer um cidadão . Não tem preço obrigado a todos os educadores .

    Luiz Barros , Turma:1007

    ResponderExcluir
  108. André Ramos -- Turma : 1005

    Hoje o professor não é valorizado,não só hoje,mais a muito tempo vem acontecendo isso.., infelizmente.
    Isso não se trata na minha opinião de preconceito, mas sim se trata de um desprezo,não valorizam uma profissão que é muito importante para qualquer pessoa pois o professor nos ensina a ler,escrever,fazer contas... não só esse lance de Be a Bá,mais ensina a como nos tornar pessoas dignas e honestas! As autoridades, alguns alunos, e etc.. deveriam botar esse desprezo de lado e passar a valorizar essa profissão que é muito importante para qualquer um de nós!

    SER!! pois precisamos de vocês!

    Parabéns pelo se blog professora! mt interessante!

    ResponderExcluir
  109. Priscila Rodrigues 1008

    Ser professor é muito mais do que apenas ensinar, ser professor é ajudar, apoiar ,dar conselhos ser amigo, é lutar pelos seus direitos e pelos direitos de seus alunos , é apoiá-los e guia-los pelos caminhos corretos e seguir com a cabeça erguida diante de todas as dificuldades para que no fim de suas vidas eles possam dizer : “ Me orgulho de ter sido professor e mesmo diante de todas as dificuldades e batalhas, junto de meus alunos eu lutei até o fim e VENCI !”

    ResponderExcluir
  110. Rafaella Almeida - 1005

    hum...muito dificil argumentar...Ser professor muitas vezes é dificil,mas quando nós alunos estamos desanimados ou até mesmo triste sempre tem um professor perguntando a causa da tristeza e querendo sempre ajudar!!!acho muito triste os professores, que são responsáveis pela educação não serem valorizados como realmente merecem!!!Mas peço encarecidamente que não desistamos da educação!!!Sempre lutando,nunca desistindo...como foi ensinado pela professora JUDDY,que sempre com amor e carinho tem nos orientado...
    O professor sempre tem que ser valorizado,pois nas mãos deles esta a esperança de um futuro melhor!!!Acredito que juntos possamos mudar este quadro!!!

    ResponderExcluir
  111. Nome: Vanessa Magalhães Turma: 1008


    Realmente, ser professor não é muito fácil, acho que tem que gostar mesmo da profissão, porque tem gente que simplesmente não aguente bagunça e várias outras coisas que ocorrem dentro de uma sala de aula.
    Ser professor é muito mais do que ensinar, é ensinar e também aprender com seus próprios alunos.
    Vemos muitos casos na tv, de que um ou outro professor está maltratanto alunos ou até mesmo abusando deles, essa pessoa não pode ser chamado de professor, porque ele está alí para dar aulas, para fazer as crianças e adolescentes pessoas de bem.
    Que poçam crescer cada vez na vida social e econômica, porque professor [e muito mais do que "um professor" também é um amigo.

    Professora me desculpe enviar o comentário a essa hora, é porque eu não estava achando o blog, Beijos.

    ResponderExcluir
  112. Raiane Lima Turma: 2006

    Ser professor nos dias de hoje , é uma tarefa muito dificil pelo fato das grandes adversidades que se encontram no meio desta.
    Devido aos fatos que estão ocorrendo ultimamente, muitas pessoas que cresceram com o desejo de se tornar mestre estão deixando este desejo de lado.
    Aqueles que seguiram em frente nesta profissao merecem todo o nosso respeito e gratidão por ainda estarem tentando construir um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  113. João Cruz Turma 2005
    Concordo Plenamente com o seu questionamento devido a todas as atrocidades que fazem com os professores atualmente, desestimulando muitos a persistirem na carreira que é um exemplo de profissão, não desmerecendo as outras, porém ser professor é muito mais que simplesmente ser um educador,eles propiciam e estimulam todos os alunos a construírem suas vidas.Ainda mais, seguindo essa profissão no sistema estadual de ensino, que não oferece nem um salário digno, realmente desestimula. Mas como aluno, no mínimo, eu agradeço e reconheço o esforço de todos os professores, principalmente os do Horacio Macedo, que lutam para formar melhores cidadãos, sendo verdadeiros heróis. Quem sabe no futuro os professores tenham o seu valor reconhecido pela sociedade. Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  114. Douglas Souza T: 1005(2009/1°ano)

    Como todos meus colegas de trabalho já disseram a profissão de professor é muito desvalorizada.
    O professor deveria ter mais reconhecimento porque professor é a "mãe" de todas as profissões (engenheiro,medico,carpinteiro...)

    ResponderExcluir
  115. Stephanie Ribeiro
    turma:1005
    ser ou não ser professor?acho q ser sim,porque os professores q ensinam a população,que dão a educação.É ver que um aluno aprendeu e se deu bem na vida acho que isso supera qualquer dificuldade.

    ResponderExcluir
  116. Cássia Cassano Turma:1005

    Acho horrível esse desacaso com os prfessores, e nós mesmos alunos as vezes não damos o devido valor a vocês,ainda bem que existem professores como você Juddy que por mas que diminuam o salário,e o estado desmereça a sua capacidade de ensinar dizendo que o nivel de vocês é baixo, não desiste da gente e ama ensinar, só pelo prazer de levar conhecimento a seres sem luz*.

    *Significado da palavra aluno.


    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  117. Yngrid Simas
    Turma:1005
    ano:2009

    O professor é visto na sociedade como o que ensina,não como o que forma cidadões para o mundo,muitos criticam os professores,quando o aluno começa uma guerra de bola de papel na sala,dizem que é tudo culpa do professor que não sabe dar limites para a turma,mas também elogiam quando a turma só tira notas boas são "quetinhos".
    Mas ser professor é isso encarar uma luta a cada dia,mostrar para sociedade que quem os forma é o professor,e que todos deviam valorizar mais essa profição.

    ResponderExcluir
  118. Jessica Lima Turma:1005

    O professor sofre muito, pra ele falta: condições de trabalho(se bem que ouve um progresso,agora tem arcondicionado na sala o que ajuda um pouco), tempo para atualização e salário digno.Se fosse eu nunca aguentaria tanto descaso.Mas ainda bem que existem profissionais, que por amor a sua profissão nos ajuda a sermos alunos melhores.

    ResponderExcluir
  119. priscila miranda turma 2005

    ResponderExcluir
  120. Evandro Araujo Turma:1005

    Como em toda profissão há aqueles que se desempenham por ela, cada caso é um caso (e em particular,cada professor deve ser analisado sobre a sua competência),a aqueles que se esforçam,do mesmo modo como há alunos bons e ruins existem professore assim também,certo que nada justifica algumas atitudes de pessoas(pais,alunos e diretores) e do próprio governo sobre eles,basta a cada um a se esforçar e cumprir o seu dever, o aluno de ser, não o mas inteligente,mas esforçado, e o professor de ser dedicado a sua profissão que é ensinar.

    ResponderExcluir
  121. Priscila Coelho Turma 2005

    ResponderExcluir
  122. Patrícia Arcosy-2005-2009

    Oi Professora!!
    Até dois anos atrás, eu queria ser professora de matemática...Mas meus professores disserem q eu não merecia isso...Aí vieram as provas para os concursos e eu comecei a pesquisar sobre as profissões de um modo geral...Foi quando decidi não ser mais professora, pois seria muito esforço( apesar da recompensa de ver os alunos mais tarde formados...).
    Eu valorizo muito os professores e acho que todos deveriam valorizar.Pois são eles que nos ajudam a iniciar nossa caminhada pela vida.
    Portanto, um professor é muito importante não só na formação dos estudos mas na formação do indivíduo como um todo...
    A minha opinião e opção é ñ ser...Mas valorizo e admiro que opita por ser...!!
    Um lindo sábado!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  123. Priscila Miranda Turma 2005
    É realmente inaceitável, que em pleno século XXI ocorra tamanho absurdo como falta de reconhecimento e desvalorização dos professores. Os quais possuem méritos por grande participação do desenvolvimento do país no campo educacional.
    Por isso uso essas palavras como forma de carinho e uma pequena demonstração de respeito, e digo: se for para continuar desempenhando esse trabalho de tamanha importância para a sociedade...
    Continuem sendo o que são, por vôces e por nós alunos.

    ResponderExcluir
  124. oihjhghxbnm.,mçlinolk,.knvh xghjn kluij ~po´l-

    ResponderExcluir
  125. elaine santos- turma: 2006

    Nós estamos vivendo um mundo ingrato, cheio de erros e competições, acho o que fazem com os professores e de extrema covardia, pois a educação vem de casa, os professores estão ensinar e não educar.

    ResponderExcluir
  126. Viviane Figueiredo - turma 2004 -2009

    Por mais que essa profissão esteja desvalorizada, quer pela sociedade, quer pelos alunos ou até mesmo por professores,eu acredito que ser professor tem seus méritos.Pois,embora um professor passe por muitas adversidades num ano letivo, eu acredito que não tenha salário que pague a satisfação de ver uma turma se formando.
    Eu não seria porque eu não tenho esse dom. Mas aconselharia a ser quem o tivesse.

    ResponderExcluir
  127. Larissa Donola (2005)
    O professor é desvalorizado?É, essa é a nossa realidade.
    Mas parar por isso? Já pensou se todos os professores desistissem de dar aula? Como nós ficamos? a educação brasileira fica como?
    Acho que tudo o que tem acontecido com relação a isso desanima muito sim um professor, mas acho que só da impulso para você ir a luta pelo que você quer e pelos seus direitos.Você estuda pra se formar se esforça pra depois acabarem com tudo que você construiu?
    Acho que todos deveriam se juntar e lutar por seus direitos para que o professor e a nossa educação seja valorizada.Só assim podemos tentar resolver alguma coisa.

    ResponderExcluir
  128. Aluno:Caio Marine Turma:1005

    Professor do ingles: teacher, do alemao: Lehrer, do espanhol: profesor, do frances: professeur, do russo: учитель, do caio marines: como e que eles conseguem.Posso nao ser capitao nascimento mas sei que a profissao de professor e muito desvalorizada pois uma profissao que nao so gera profissionais mais tambem cidadoes precisa ser mais valorizada o que nao e dificil ja que ela nao e nem um pouco valorizada.Ser ou nao ser professor eis a questao e a minha resposta e nao so ser professor mas ser um bom professor que faça isso porque ama fazer isso como a senhora pois esses professores tendem a gerar bons alunos que se tornam bons cidadoes que por serem bons cidadoes começarao a valorizar os professores.

    ResponderExcluir
  129. Ygor Andrade-2005-2009

    Bom adoro os professores...eles são essencias em nossas vidas pois nos ensinam muita coisa....!!
    Acho um desrespeito os que fazem pouco caso desses profissionais...Como o governo que pagam mal e exigem além do normal...
    Ser professor é difícil...mas tem suas recompensas...!!
    Boa noite Prof!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  130. Douglas Viana - 2005-2009

    Bem , Na verdadee Essa Questão Já era para ser discutida a muuito tempooo ... Sabe Porque ?

    Porque Os professores estão sendo muito desvalorizados por todo esforço que eles fazem pelos alunos . Concordo que tenha professores que não dão tanta assistência para os alunos , mas tem aqueles que dão o máximo para passar o seus conhecimentos pros alunos . Eu penso assim pelo simples fato deles terem estudado tanto , da mesma forma que a gente estuda e sabemos o quanto é difícil passar por por isso .

    Então eu acho que essa profissão tem que ser vista com melhores olhos por todos . Porque é deles que nós dependemos para podermos aprender algo em nossas vidas , até mesmo pela história de vida que eles têm .
    Assim é o meu Ponto de vista ....

    E me desculpa Professora Pelo Meu Atraso .
    Se A Senhora não aceitar , eu vou compreender a atitude da senhora .

    ResponderExcluir
  131. Jessica Duarte - 1005
    Eu acho que os professores desse país deveriam ser mais valorizados pios são eles que irão formar os nossos filhos, netos e bisnetos!

    ResponderExcluir
  132. Rafaela GAma - Turma : 2005
    Os professores assim como os médicos não são nem um pouco valorizados... o sálario é pessimo, o ambiente de trabalho as vezes tbm é..
    Alguns professores são obrigados a trabalhar em até 3 lugares deferentes por causa do sálario, na maioria das vezes trabalhando em um só lugar não é suficiente para se sustentar... Os professores têm o direito de ganhar muito mais pela profissão que exerce..
    Falo isso não para TODOS os professores mas sim p/ uma grande maioria que gosta de dar aula, tem prazer em ensinar ganhando pouco ou não pois existe professores que são chatos, não gostam de ensinar e não estão nem aí para os alunos [ esses sim tem que continuar ganhando oq ganham ].

    Bom está aí oq eu pensooOO.. :p

    Os professores deeriam ser mais respeidos !!

    ResponderExcluir
  133. EDVALDO FIDELIS turma 1008 ano 2009
    como responder isso...
    bem começo ser professor exige muita força de vontade.
    Um dia ja pessei em ser professor eu admirava e ainda admiro esses lutadores(falo dos professores em geral).
    JUDDY não desista.!!!!!!
    SiM se vc se sente satisfeita com o que faz não ligue para os problemas porque eles vem como inimigos pronto para te atacar por mais q seja dificil a batalha não DESISTA continue a sua jornada.
    SER PROFESSOR SIM.

    ResponderExcluir
  134. oi professora juddy eu sou sua aluna priscila araujo da turma 1008
    na minha opiniao mesmo os professores nao sendo valorizados pelo governo vale a pena ser professor porque sendo mestres temos a oportunidade de passa ensinamentos valiosos aos alunos ensinamentos que vao valer por toda a vida nos nao seriamos nada sem os professores.

    ResponderExcluir
  135. Fabiano Sacramento - Turma 1008

    Atualmente a desvalorização de coisas importantes é muito grande e é aceita com naturalidade, principalmente pelo motivo de uma maioria praticar tais atos de desrespeito. Mas deve-se atribuir maior atenção aos professores.
    Tendo em vista a maioria que possuí uma profissão pode ter o privilégio de compartilhar dos ensinamentos de um mestre, tanto em termo de disciplina como de experiências de vida. Pode-se notar em filmes mais antigos e relatos das pessoas mais velhas que nos cercam que a profissão de professor era extremamente respeitada, os alunos até mesmo de colocavam de pé quando o professor entrava. Porém, os tempos mudaram e com eles se foram os bons modos e educação básica.
    Os professores são sujeitos a desrespeito, agressão. E o pior: aturam isso tudo sem o devido apoio do governo e dos país, além do sálario desproporcional. Para os responsáveis, os seus filhos nunca têm culpa de absolutamente nada. Devemos considerar os abusos de professores também, mas em maior parte os mestres são os mais prejudicados. O governo, como todos vêm, não tem presença tão assídua. Iniciativas como esse Blog devem ser mais comuns, e você que escolheu ser um(a) professor(a), não deve desistir da profissão. Deve lutar por uma mudança! Mesmo que nada mude, você terá a certeza de que fez sua parte, afinal, as grandes mudanças não aconteceram repentinamente, mas sim líderadas por grandes mentes! Don't give up, Juddy!

    ResponderExcluir
  136. Bom, apesar de se haver dito muitas coisas sobre esse seu post... vou falar um pouco sobre o que penso...
    Sei que não sou uma das pessoas mais indicadas pra reclamar de nada, pois sou um dos motivos de duvida de alguns professores(na consigo parar de falar, minha lingua tem vida propria(ela sempre resolve falar nos momentos errados), mas como cidadão e aluno(que sim, apesar de não calar a boca, sou um bom aluno, pelo menos me acho(minha mãe tambem) os professores já são muito limitados em relação a horario, condições de trabalho, salario baixo... bem, a lista é bastante comprida, e ainda querem colocar maia obstaculos a nosso aprendizado... é o que o professor Espiridião falava, eles querem nos deixar "burros" para não tirá-los do poder. Espero que pelo menso através desse post a senhora consiga fazer com que todos nós venhamso a reletir melhor sobre nosso atos prar deixar a vida dos professores mais "trabalhavel", digamos assim.
    PS: Prometo tentar ficar mais quieto(lembre-se de que é uma promessa, não estou dando nenhuma certeza)

    Diego Tavares - 2004

    ResponderExcluir
  137. Gabrielle Silva - turma 1008 - ano 2009

    Entendo a dificuldade que vocês, professores, passam nos dias de hoje para conseguir exercer sua profissão. Antes o maior problema, e eu diria até o único para quem ama o que faz, era salário. A primeira coisa que se escutava quando alguma criança queria poder ensinar algo aos demais quando crescesse era: Mas o salário é muito baixo, não vale a pena. Velhos e velhos tempos. Hoje professores têm que lidar com dificuldades como essas. Um total absurdo. Não que as outras profissões não passem por grandes dificuldades também, mas a humilhação que professores passam, muitas vezes todos os dias, não tem nada comparável.
    O estresse que uma simples aula causa num professor é tamanho que muitos hoje em dia tomam remédios e mais remédios, sofrem de várias doenças, até depressão pois não consegue encontrar mais motivos para fazer aquilo que um dia tanto amou fazer, mas que agora vê que seus esforços nunca foram valorizados. A falta de motivação é cada vez maior.
    Mesmo em nosso colégio, considerado um dos melhores, vemos muitas das coisas que nossos professores passam. Uns sofrem calados, comentando apenas conosco. Outros já estão à beira da loucura, chegando a sentir inveja das mulheres que passam os dias inteiros em suas casas, somente limpando e arrumando (professoras, no caso). Antes esse era um exemplo repudiável para uns, hoje em dia, uma proposta tentadora.
    Felizmente temos professores que não desistem. Agradecemos a eles, por ajudar em nossa formação e em nosso futuro. Superando todas as dificuldades, por eterno amor à sua profissão e a nós.

    ResponderExcluir
  138. Raquel Teixeira turma 1008


    Ser Professor

    Ser professor é...
    Construir castelos.
    Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.
    Mas castelos fortes, com bases firmes.
    Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...
    Às guerras e aos conflitos.
    É ser capaz de enxergar longe.
    Ver além do que se possa imaginar.
    É sentir e esperar sempre...
    Que tudo embora não seja perfeito.
    Transforma-se em coisas belas,
    Significantes e edificantes.

    Ser professor é acalentar sonhos.
    Realizar desejos, mostrar caminhos.
    Partilhar alegrias...
    Conviver com as tristezas.
    Transformar planos em realidade.

    É ver nas entrelinhas.
    Buscar o que está lá no fundo guardado...
    Trancado, acanhado e transformá-lo...
    Em grandes conquistas e realizações.

    O professor semeia e constrói um mundo...
    De magia, beleza, sonhos e conhecimento.

    ResponderExcluir
  139. Loan Souza - 1005
    Devemos pressionar as autoridades p/ dar mais valor os professores pq se não aonde a edução do Brasil irá parar? devemos refletir isso sempre pq o professor e umas das pessoas mais importantes da nossa vida mesmo você achando que não, basta olhar para Juddy e você verá que eu não estou mentindo!

    ResponderExcluir
  140. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2009

    Paulo Vitor Santos Gonçalves - 2004


    É notável a desvalorização e a desmoralização a qual são submetidos nossos mestres.
    Trata-se antes de tudo, de uma incapacidade política de investimentos adequados em educação pública e desrespeito moral ao "pai de todas as profissões" : O professor.
    É impossível pensar em educação pública de qualidade em um país que é regido pelo egocentrismo de políticos hipócritas e incapazes.
    Sobretudo, também é coerente culpar muitos de nossos milhões de estudantes:
    É evidente que existe uma elite de estudantes da rede pública que mesmo em condições adversas se esforçam e regem o próprio destino com seriedade e autosuficiência mas a realidade é que a maioria absoluta desses estudantes são desinteressados.
    Mediante uma sociedade hipócrita e incoerente que não reconhece o professor como o grande maestro de todas as sociedades, torna-se impossível a permanência de pensamentos sobre o exercício da profissão.
    A consequência disto é a decadência da nossa tão amada e errônea sociedade brasileira.
    O professor é chave do desenvolvimento de todas as sociedades. São os únicos com a capacidade de criar, modelar e destruir a sociedade pois são os distribuidores do conhecimento. Pelo direito moral que cada ser humano tem sobre si e por todo este poder social constantemente abalado pelo desrespeito de uma sociedade ignorante o professor tem não apenas o direito mas também o dever de ser valorizado e respeitado.

    ResponderExcluir
  141. Ruth Monteiro .Turma:2006
    Ser professor é igual: =responsabilidade + senso de humor + amizade + criatividade,essas qualidades devem ter em um bom professor. E se o profissional acredita em si mesmo ,na sua profissão e que as coisas podem mudar ele deve persistir na sua jornada....rumo ao seu objetivo....! =D

    ResponderExcluir
  142. flavio barreira turma2006
    Nos dias de hoje a figura do professor esta sendo desmoralizada e diminuida.Isso porque asociedade esta perdendo seus valores éticos menosprezando a principal figura da educaçao ,sem eles é impossível formar bons profissionais.Mesmo nestas condiçoes muitos professores não desistem de seu trabalho e lutam contra a situação de descaso.Você é uma desses professores que numca dessiste em meio atantas dificuldades,por isso admiro a profissional que és e , e espero um dia ser metade da exelente professora que você é.

    ResponderExcluir
  143. Professores,
    A situação por nós convivida torna-se desagradável devido aos fatos apresentados. Entretanto temos que lembrar que a culpa disso tudo é nossa. Como o nosso caro colega Douglas da Turma 2006 nos lembrou, na greve dos professores, de mais de 100 mil , foram poucos os que sairam a rua para protestar.
    Se todos tivessem ido, haveria SIM uma maior importância do governo para esta parte, ou vocês acham que mais de 100 mil pessoas às ruas protestando não chamaria atenção da mídia e do governo?
    O maior problema é a clássica frase: "o homem é o lobo do homem."
    Tudo o que plantamos, iremos coler, portanto, precisamos fazer e agir mais ao invés de apenas reclamarmos.

    E acho que, vocês não deviam, deixar de ser professores. Sim a situação é difícil, mas não é por isso que deverão abandonar a profissão. Sobre sairem de rede pública, é até plausível devido a situação em que se encontramos.

    Essa é a minha opnião.

    Raphael Sathler , Turma 2006, Tarde.

    ResponderExcluir
  144. Nome:Ruth Monteiro.Turma:2006

    Ser professor é =responsabilidade + senso de humor + criatividade + amizade, essas características demonstram o que é ser professor!

    Ser PROFESSOR é acreditar que o futuro pode ser melhor, e que as pessoas podem mudar.......,é acreeditar em si mesmo, e persistir.... rumo em seu objetivo!!! =D
    bjus

    ResponderExcluir
  145. Jonas silva -turma 2006 Depende se a senhora quiser mudar o mundo e acreditar que ainda a educação pode ser o melhor jeito para uma pessoa ser digna de ser chamada de ´´SER HUMANO`` sim ,deve cotinuar a ser professora . Não se esqueça que para grandes homens e mulheres mudarem o mundo ou a maneira de velo tiveram que sofrer no momento da sua transmissão de pensamemtos a essas pessoas que estavam na sua volta acostumadas ja com um sistema de vida , no seu caso sistema educacional onde a relação professor aluno é ou eles acham que sejam totalmente profissional e não que um pode trocar esperiências com o outro, por isso continui e não se esqueça que as pessoas mais inteligentes nunca foram no momento intendidas.

    ResponderExcluir
  146. Raphaela Barros - 2006

    Na minha opinião, tudo tem uma solução.Não é porque uns alunos fazem e acontecem com os professores, que estes venham ficar magoados e desistirem de suas carreiras.Ser professor é ensinar, é educar.Se os alunos tratam seus professores de maneira ingrata, o chingam e os caluniam, esses professores devem fazer a diferença.Devem mostrar o que é certo, mostrar o caminho.Devem fazer com que esses alunos percebam que eles estão errados e que nem tudo a gente pode agir precipitadamente.
    Está certo que cada um tem sua opinião, cada um tem o seu ver.Mas estamos sujeitos a respeitar todos, independente se gostamos ou não desta pessoa.Na hora de trabalhar, se não gostarmos ou não aceitarmos alguma opinião de algum colega de trabalho ou do próprio patrão, temos que aceitar.Ou então, sair desse emprego.
    Quanto as máquinas que virão a nos controlar, não concordo.Injusto para os professores e injustos para os alunos.Os professores terão que ter super-poderes para estar em dois lugares ao mesmo tempo.Porque se eles terminarem um minuto mais cedo, serão descontados, pois estarão diminueindo seu tempo de trabalho-isso é ridículo.
    E aos alunos, estaremos sendo monitorados o tempo todo.Ou seja, se irmos ao banheiro e demorarmos, todos ficarão sabendo.
    Os professores não devem desistir de suas carreiras, porque se isso acontecer, não sei o que será do futuro.

    Beijos, Raphaela.

    ResponderExcluir
  147. Rebecca Salles - Turma 2006

    Uma das piores situações da educação no Brasil é o descaso com os professores.
    Do mesmo jeito que os alunos devem ser tratados não só como alunos, mas como pessoas, indivíduos com necessidades e sentimentos, os professores devem ser tratados da mesma maneira, merecendo muito respeito e consideração, já que estes compõem uma das principais bases da educação.

    Se os professores não são estimulados, fica difícil estimular os alunos e estes não se sentem estimulados a estudar ou aprender qualquer coisa, formando péssimos profissionais.

    Infelizmente... Enquanto o descaso com a educação no Brasil continuar, os níveis de cultura e competência dos brasileiros e consequentemente do Brasil tendem a se reduzir muito gradativamente.

    Porém, esse mesmo descaso, em alguns brasileiros insita reação à situação ao invés do conformismo. Esse é o seu caso professora e deveria ser a da maioria dos brasileiros para que assim pudéssemos lutar para acabar o que está errado.

    ResponderExcluir
  148. Richard dos Santos Turma:1007

    Ser professor não é fácil,decissões a serem tomadas a toda hora,a cada estante,deciss~es que podem mudar a vida de uma pessoa.Um professor de verdade sabe ensinar de tudo um pouco,para que os seus alunos adquirir interesse para as coisas certas,claro que o ato de ensinar é proposta para as coisas certas da vida.Professora a senhora é uma pessoa incrível,te admiro porque você a cada aula me ensina mais e mais sobre o mundo que estou por viver no futuro que professores como você possam sempre existir em minha vida
    mil bjssssss

    ResponderExcluir
  149. Acho que depende do ponto de vista de cada um.. realmente hoje em dia, com politicos sem escrupulos, que estao fszendo absurdos atras de absurdos, nao respeitando os professores como profissionais nem como humanos.

    O importante pra responder esta questao é buscar dentro de si a resposta, acredito que cada um tem seu ideal, pelo qual luta e corre atras até o fim, nao importando os obstaculos do caminho... intao aconselho a cada um buscar uma meta, planejar aquilo que quer e buscar até o fim. Eu adimiro a todos que fazerm isso, incluzive a vc professora, que pelo que me parece busca o que quer mesmo com algumas divergencias com alunos do meu tipo!


    Rafael Amaral...
    Tuma 2006

    ResponderExcluir
  150. Roberta Sales
    Turma 2004
    É ser professor é assumir um papel muito difícil cuidar de uma turma ou até mesmo milhares de alunos uma tarefa até muitas das vezes desagradáveis, pois não sabemos com quem estamos nos dano, mas os professores não, eles procuram fazer de tudo para fazer o bem a seus alunos às vezes passam noites e noites pensando em um a forma de melhorar o ensino o que nos deixa, mas empenhados em fazer algo para contribuir de uma forma melhor possível. Assim a partir de hoje devemos prestar mais atenção na vida atual pois professores como temos é uma raridade. Então busque um jeito de aproveitar melhor esse tempo que temos com os nossos professores, pois eles podem nos levar a caminhos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  151. nathalia trigoli
    turma:2005
    professor é para quem gosta pois naum eh uma profissao valorizada e aguenta muita coisa,
    mas dependendo de onde se trabalha o feedback que os alunos dão,
    faz com que o professor esqueça todos os problemas e se sinta o máximo.

    ResponderExcluir
  152. Jessica Lemos - 2004

    Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.Como uma missão como essa pode ser considerada que tenha tão pouca importância? O professor prepara também os políticos de amanhã, como eles não reconhecem isso ? Essa é a pior ingratidão e hipocrisia que existe !

    ResponderExcluir
  153. Bruna turma:2006
    Para ser professor, o profissional deve ter a plenaq consciência da sua responsabilidade, ser na verdade educador .orientador
    Deve ser respeitado,pelo simples fato de ser um ser humano,como todos os outros!!!!!
    Quanto aos insultos e a falta de respeito para com o profissional é uma situação lamentável ..........mas professores sejam felizes
    acreditem em seu objetivo e siga em frente!
    bjus>>>>........

    ResponderExcluir
  154. Aos alunos:
    Obrigada pelas contribuições.
    Agradeço aos elogios e ao carinho.
    Seu incentivo foi alimento para minha disposição mental.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  155. Rodrigo Borges - 2004

    Na minha opinião ser professor é uma missão difícil, pois lida com pessoas e como em qualquer outra profissão quando se lida com pessoas o grau de dificuldade aumenta, porém ser professor exige dom e esse dom não pode ser "jogado pra escanteio" como muitos fazem não valorizando e humilhando, e eu acho sim que nós precisamos de pessoas com esse dom para ajudar os nossos jovens, pois eles são o futuro da nação.

    ResponderExcluir
  156. Thaiane Dias - Nº 32 - Turma: 2005
    Ser...Pelo seguinte motivo, não se deve desistir daquilo que se gosta. As recompensas infelizmente não são na hora, mas logo virão. Saber que vc ajudou a formar mais um cidadão, em meio de tantas dificuldades, não é uma recompensa?

    ResponderExcluir
  157. Rafael Rosado - 2004

    Poxa, nos dias de hoje é tão triste ver um professor ser humilhado diate de sua turma, mas o pior é que muitas vezes essa humilhação vem da propria turma. É tão triste ver pessoas como vc Juddy que sempre "rala" pra dar uma aula excelente e eu ter que me deparar com amigos (sem sitar nomes ou turmas), falarem que vc só faz esse tipo de trabalho pq tem preguiça de trabalhar , eu vejo isso como uma tremenda falta de respeito naum só com vc, mas também com todos os alunos que se interessão pelas aulas dinâmicas que nos ajudam muito, essas pessoas que hoje falam que suas aulas naum servem pra nada, no futuro vão com certeza se depararem com dinâmicas numa entrevista de emprego e ai vamos ver quem realmente deu o valor que suas aulas merecem. Desde já te agradeço por vc ter me dado esses momentos tão maravilhosos que foi estar contigo no decorrer deste ano letivo. Beijão Juddy.

    ResponderExcluir
  158. Felipe Gomes - 2006

    Realmente, o Estado faz de tudo para que os jovens desistam de seguir a carreira de professor. Baixos salários, falta de condições para um bom trabalho, desprestígio, etc. E isso tudo com a profissão chave para a formação de cidadãos e uma sociedade melhor.

    Espero que ainda possa ver os tempos em que os governantes vão enxergar e colocar a educação em primeiro plano, entendendo que ela é o fator determinante para um país mais igualitário. E sem esquecer, é claro, de garantir o melhor para o principal: o material humano.

    ResponderExcluir
  159. Carla Mafra
    Turma: 2006
    Na minha consepção, não só ser professor, mas como diversos outros empregos,
    é difícil, e você querendo ser, sabe que vai passar por obstáculos, e vai ter que
    enfrentá-los de qualquer maneira se for isso mesmo que você quer na sua vida, no seu futuro.
    Ser Professor é sim, bem difícil, porque você tem que lidar com diversos fatores,
    não é a sua vontade, a matéria que você dá, é sua, você estudou para isso, mas
    são outros que vão resolver, ou um conjunto resolve o que vão dar ou não;
    Outro fator também é que você tem lidar com a escola (diretor), o Estado, os Alunos,
    e o pior, é que você sabe o que é de mais importante para dar na sua matéria,
    mas não pode por isso em prática, tem que ouvir a pnião de terceiros que a maioria das
    vezes não são nem da sua matéria, mas você tem que abaixar a cabeça e concordar.
    Mas é como eu disse, são muitos os empregos que você passa por isso, e diversos ooutros fatores, por isso, ao fazer sua escolha, tem que ser algo que você queira,
    que você lute por aquilo, e saber que vai ter que ficar feliz ao conserguir o que quer e se contentar se não conseguir.
    Mas nós somos Brasileiros e não desistimos nunca.
    Procure o melhor, busque juntar o útil ao agradável,
    escolha um emprego bom, que você goste e que seja fácil a sua adaptação,
    pois vai haver muitas outras coisas para você se preocupar, bem mais sérias e importantem e que envolva não só você, mas a todos!
    Respeitosamente,
    Carla Mafra.
    Beijos Proff =)

    ResponderExcluir
  160. Kaio T:1008


    "Ser ou não ser"essa abordagem é muito interessante, e muito complexa. Depende de como o professor trabalha na sala de aula, se o professor sabe interagir com os alunos , trabalha sempre com vontade , gosta de explicar a materia com certeza ele deve "SER".mais agora aquele professor que não gosta de explicar , não tem paciência claro que esse e o "NÃO SER".

    ResponderExcluir
  161. Rodrigo Gonçalves - 1005

    Realmente a vida do professor está cada vez menos valorizada, mas se você gosta da sua profissão não deve desistir. Ser professor é algo tão especial, é uma profissão tão bela, só pelo fato de você ter a oportunidade de ensinar algo à alguém, de dar um fututo pra outra pessoa, já compensa bastante a vida do professor. Bem é essa a minha opinião e espero que você continue com seu belo trabalho professora Juddy!!!

    ResponderExcluir
  162. Evelyn :
    bom isso é a mais pura verdade .. o que mais acontece hoje em dia é a desvalorização dos professores... agora vamos pensar bem.. sem os professores comos temos os nossos excelentes executivos?ótimos médicos?novos engenheiros? ... tudo isso todo esse incrivel CREDITO É DADO PARA OS PROFESSORES porque além do mais eles são a base o alicerce.Tudo que formamos daqui pra frente desde pequeno e fruto do esforço nosso com a base e estudo deles.Porque eles estam lá não so pra formar incriveis profissionais.. mais otimos seres humanos.

    ResponderExcluir
  163. Evelyn Schtruk 2 de desembro /2009
    bom isso é a mais pura verdade .. o que mais acontece hoje em dia é a desvalorização dos professores... agora vamos pensar bem.. sem os professores comos temos os nossos excelentes executivos?ótimos médicos?novos engenheiros? ... tudo isso todo esse incrivel CREDITO É DADO PARA OS PROFESSORES porque além do mais eles são a base o alicerce.Tudo que formamos daqui pra frente desde pequeno e fruto do esforço nosso com a base e estudo deles.Porque eles estam lá não so pra formar incriveis profissionais.. mais otimos seres humanos.

    ResponderExcluir
  164. É uma pena que um professor no Brasil seja tão desvalorizado. Há um grave problema no ensino público brasileiro e a culpa recai ,quase toda, sobre o professor.Este ,já cansado de ser acusado injustamente,ainda tem que ouvir reclamações de pais e alunos,ser irritado(as vezes ao extremo)em sala de aula,atormentados pelo fantasminha do salário baixo,e,novamente,ser culpado,cada dia mais e mais,por ações de sinistro que acontecem ao seu redor.É um atraso colocar sempre a culpa no professor,que desempenha um papel tão importante na sociedade:é uma das bases da sociedade,sendo responsável pela educação intelectual,e social,de cidadãos.
    Há uma questão aqui:
    Teu professor
    Ser ou não ser?
    E se você fosse um professor,gostaria de ser tratado de forma tão humilhante? Será que ainda vale ser professor no Brasil?
    Vale sim,claro,sempre!Há seres que são mandados pelos deuses à Terra para que aqui encaminhem almas ao Grande Templo Olimpo,para acima das nuvens,aos céus e céus:O Anjo Professor.
    Rebeca Pellozzi Turma:2004

    ResponderExcluir
  165. Lívia Magalhães Turma:2004

    Ser professor atualmente é uma tarefa muito díficil,com alunos mal educados,mães que pertubam,salários baixos,um governo que nao da um minimo valor,pessimas condiçoes de trabalho entre outros motivos que torna mas dificil se torna um professor.Na minha opiniao toda a sociedade deveria dar mas valor aos professores pois eles que vao formar os novos futuros do país.

    ResponderExcluir
  166. Marcele de Oliveira. Turma 2004.

    Ser professor não é uma tarefa fácil,eles têm decisões a serem tomadas a toda hora,a cada instante,decisões que podem mudar a vida de uma pessoa.Um professor de verdade sabe ensinar de tudo um pouco,para que os seus alunos possam adquirir interesse para as coisas certas;claro que o ato de ensinar é proposta para as coisas certas da vida.sabemos o quão gratificante é para um professor ver seu aluno formado, com dignidade e muitas vezes gratificado por ter professores que o ajudaram em sua jornada.O estado deveria se preocupar em melhorar a infra estrutura dos colegios estaduais ao inves de tranformem a escola numa prisão,e principalmente aumentar o salário deles.
    bjkas professora.

    ResponderExcluir
  167. Jefferson Pereira Sampaio da turma 2004.
    Bom, professores como poucos sabem, são nossos guias para uma vida melhor, nossa sociedade tem que aprender o valor que eles tem para nós, e o engraçado é que são os próprios professores que devem nos ensinar, mostrando a visão de uma boa sociedade com ética e respeito ao próximo, mas muitos não respeitam e não tem essa visão, por isso o caminho será longo.

    ResponderExcluir
  168. Vivian Souza - Turma 2005 - Anoo de 2009

    See formoos pensaar dessa maneira ée lógica a resposta, claro que ninguém se atreveria a ser professor (a). Mas aê qual seria a consequência? Qeem seria o (a) professor (a) dos nossos filhos? Infelizmente, em todos os cantos do planeta a injustiça já se torna normal na humanidade.
    Devemos sim lutar pelos nossos direitos mas tambem devemos persistir na profissão que escolhemoos e qee gostamoos porqêe o nosso futuroo dependee dee nós aquii no presentee !

    Abraçoo, professoora !

    ResponderExcluir
  169. Suzane Cavalcanti - Turma 2005 - Ano de 2009 - n°29

    Muitas e muitas pilhas de trabalho para corrigir, muitas reclamações para ouvir, mas pensando bem são pessoas novas para conhecer a cada ano que acabam virando amigos que não esquecemos.
    Ser professor dá muito trabalho do meu ponto de vista e há pessoas que nasceram para exercer esta profissão.
    Beijos professora!

    ResponderExcluir
  170. Leonardo Leal TURMA 1007

    O melhor de ser professor porque pode transmitir conhecimento aos alunos e aprender com eles mesmos experiências de vidas e ajudar a quebrar barreiras de diferença de idades.
    Que mesmo sendo um professor, ele acaba aprendendo com o aluno, (ou irá dizer que não?), e vice-versa. porque o aluno não aprende somente a matéria que o professor ensina mas toda a experiência de vida dele, e aprende como lidar com a sociedade, com as pessoas, e até o que é errado e o que é certo.
    E além do mais há de compartilhar alegrias e tristeza de ambos, e de ver o aluno progredir na vida e até mesmo de ser um professor também. Porque a maior alegria do professor é de ver um aluno seu "subir" na vida, e no futuro passar todo o conhecimento que aprendeu com o seu mestre, a sua inspiração, o professor.

    ResponderExcluir
  171. Felipe Cardoso Turma:2004 Ano:2009

    No mundo onde vivemos, existe certas coisas que temos de suportar.
    Como, desaforos, indiferenças, racismo, etc. Isto sempre vai existir,
    afinal nós somos imperfeitos.
    O ser humano, sempre a onde quer que ele esteja, vai ser rebaixado, ou humilhado, desvalorizado, independente da profissão, ou do cargo que
    ele exerça. Seja ele gari, presidente ou professor(a). E como
    o meu pai sempre dizia, "tudo na vida tem seu lado bom,
    e o seu lado ruim", e isto é uma fato que temos de conviver.
    Eu acho que não importa o que fazemos ou passamos,
    o que realmente importa, é que fazemos por que gostamos daquilo.
    O filme "ao metre com carinho" nos mostra o valor de ser pofessor(a),
    que por mais que os alunos sejam mal educados, e os mestres deles
    (os professores) sejam humilhados, no final, eles aprendem e usam
    aquilo pelo resto de suas vidas. E os professores, se sentem gratos,
    alegres, felizes, e realizados por ter passado algo de real valor
    para o seus alunos.
    E é isso que mais importa em ser professor, de ver e formar
    as gerações futuras que irão substituir tal cargo.
    Todas as profissões são importantes, mais a de professor é mais ainda,
    porque são eles que preparam, e formam os alunos para tais profissões,
    e sem estes professores não haveria pofissão nenhuma.
    Aqueles que puderem ser professores, que sejam, pois na minha opinião,
    é uma das pofissões mais importantes do mundo!!!

    ResponderExcluir
  172. Victor Magdalena
    turma:1005/2009


    Eu acho que falta um pouco de ética, pois desvalorizando o professor consequentemente estará desvalorizando um aluno,por exemplo,se formos parar para pensar o professor depois de chegar em casa doido para descançar não pode pois tem uma pilha de trabalhos para corrigir só termina altas horas da madrugada, e tem no dia seguinte que acordar cedo para voltar a dar aula,pare para pensar um pouco(professor cançado,professor ganha mal,professor aguenta várias horas os alunos)e por incrível que pareça tem que tar de bom humor para dar aula,pois se não tiver disposto,cançado e sem motivação quem vai perder nós alunos ou eles professores.

    Para mim os dois pois os alunos não vão ter base nenhuma para concursos,e principalmente para vida,vão ser completamente descartados para o mercado de trabalho.Já o professor vai se sustentar como ganhando no máximo 2 salários,e sendo DESCONTADOS NO SALÁRIO por atrasos.

    Isso é um absurdo ninguém é de ferro poxa,mas para mim TODOS SÂO GUERREIROSSSSS por nos ajudar nesta caminhada da vida,valeu professores muito obrigado por tudo....

    Seu aluno victor!!!

    ResponderExcluir
  173. Bruna Gonçalves Turma 1008 Ano 2009

    Essa situação é muito complicada mas o professor ele está sempre sendo prejudicado , pois o Estado não dá a mínima para os professores , essa é a realidade no meu modo de ver. Os professores tinham que ser mais valorizados.E essa história da máquina regulando professor é uma completa falta de sensatez , os professores sendo regulados por uma máquina e se passar um minuto descontar do salário isso é um absuuuuuurdo! Ser professor é complicado é pra quem gosta e muito por essa e outras razões , os professores são verdadeiros heróis!!!

    ResponderExcluir
  174. JULIANA SILVA - TURMA:1007 - ANO DE 2009


    Essa profissão tem seus pontos positivos e negativos , porém cabe a professores a aceitar a escolhida profissão , pois não é fácil ensinar para aqueles que não se interessam , ou simplesmente é fácil falar mau de um professor sem passar pelo mesmo que ele passa .Porém como todas as profissões existentes , professor também é um privilégio. Privilégio sim , para aqueles que gostam mesmo de exercer essa função, mesmo nos dias ''em que tudo vai de mau a pior '' . Ser professor é mais que dar aulas , ser professor é um dom escolhido por DEUS ... Aquele que faz uma simples aula ,pra muitos não é reconhecido como ótimo professor , mas aquele que faz de uma simples aula , uma aula educativa , criativa , descontraída , e além de tudo uma aula que faz você no amanhã ser alguém, e sim um professor de muitos méritos , como nossa Juddy Hoolliday .

    ResponderExcluir
  175. Oi Juddy!!
    Também fico muito orgulhosa em ser sua colega de turma, pois vejo neste grupo, pessoas que não ficam só no blá blá blá, arregaçam as mangas e fazem acontecer.
    Então ser ou não ser professor?! Acho que não saberia ser outra coisa, pois não vejo outra profissão, onde o amor ao próximo seja tão verdadeiro e recíproco.
    Beijos!! Adorei de conhecer e vamos continuar que estamos no caminho certo!!
    Jamille

    ResponderExcluir
  176. Oi Juddy!!!
    Estava lendo seus artigos e comentários de seus alunos...Não tive a oportunidade, nem o privilegio de ser sua aluna no Horácio...Mas você era muito comentada pelos alunos como sendo uma das professoras mais legais do colégio! Eu mesma posso dizer o quão importantes são os professores na minha vida! Sempre me lembro de alguns que realmente foram especiais e sinto saudades deles..Fizeram muita diferença na minha vida, não só pelo que ensinavam da matéria, mas como tb pela experiência de vida que passavam para nós!! Muitas vezes recorria a eles para conversar..Sinto muita falta de meus queridos professores..Não sei se isso ajuda, mas vocês REALMENTE fazem diferença na nossa vida, ainda mais se brigam com a gente, se tiram ponto, se implicam com nossa roupa, com nossa conversa, mas ao mesmo tempo sabem dar uma boa aula, conversam sobre coisas da vida, atualidades, e tudo isso...Uma relação meio familiar mesmo..Acabam sendo "pais e mães", que querem ajudar, educar mesmo! Impossivel não nos marcarem e não fazerem falta!!! Tudo de bom pra você, e saiba que te admiro muito! Professores positivos, determinados, engraçados, atenciosos são muito bem vindos sempre!!!
    Thaís Mule 2005

    ResponderExcluir
  177. Nome: Luiz Fernando Rangel Turma: 1004 Ano: 2010

    Quando eu sou tratado bem pelos meus amigos eu me sinto bem melhor assim como eles também devem se sentir quando trato-os bem , em casa é a mesma coisa eu me sinto muito bem quando sou tratado bem por isso eu sempre procuro tratar todos os meus familiares também muito bem , na escola eu procuro ser educado com todos mesmo com aqueles que eu não conheço porque é desta mesma forma que eu também gostaria de ser tratado por isso eu me sinto muito bem quando sou bem tratado na escola , na rua eu também gosto de ser tratado com educação mas é um pouco diferente não conheço praticamente ninguém então de certa forma as pessoas podem ser mal educadas ma seu sempre procuro ver o lado da pessoa ela pode estar com pressa , desatenta ou até atordoada.

    Dentro da sala de aula eu posso agir com mais educação falando mais baixo, não jogando coisas pela sala e sim entregando-as na mão do meu colega , não empurrar na hora de sair para o intervalo ou na hora da saída e evitando tumultos. Com o professor eu posso agir não conversando na hora da explicação , evitando perder a matéria , não desrespeitando-o em hora alguma e tratando-o com boas maneiras. Com os meus colegas eu posso agir não arrumando briga , respeitando-os e sempre pensando no bem estar da classe. Com os funcionários eu posso agir não jogando lixo no chão da escola, não rabiscando a mesa e nem as paredes.

    Eu acho super necessário ter boas maneiras porque sem boas maneiras a gente não vive em sociedade.

    ResponderExcluir
  178. Nome:Raphael barbosa T:1004 Ano:2010

    Não importa se me trata com boas maneiras ou não, vou trata-lo desta mesma forma. As boas maneiras me servem neste momento,pois se voçê não me trata com boas maneiras eu as posso usar para evitar futuros conflitos.

    ResponderExcluir
  179. NOME:JESSICA Y GUBAU
    TURMA:1006 ANO:2010

    Me sinto rodeada de pessoas com educação.E se estou naquele momento triste fico feliz em ser bem tratada.

    Tratá-los sempre igualmente dizendo quando os vejo: BOM DIA,BOA TARDE,TUDO BEM,enfim sendo gentil.

    Sim.Pois a maneira que nós falamos com as pessoas será a mesma que irão nos tratar.

    ResponderExcluir